Movimento – Parte I

00:29:15

Primeira parte do programa de caráter cultural dedicado a várias temáticas da sociedade, com entrevistas a Jorge Sabino, vendedor de instrumentos musicais, sobre a venda e as especificidades do mercado musical português, e a José Vaz Guedes, industrial de moda, sobre as tendências da moda para a estação Primavera/Verão de 1973.

  • Nome do Programa: Movimento
  • Nome da série: Movimento
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Henrique Mendes, José Fialho Gouveia
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: José Fialho Gouveia e Henrique Mendes. Jornalistas: José Fialho Gouveia, Henrique Mendes e Maria João Aguiar.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Metrónomo; vivo do jornalista Henrique Mendes e entrevista a Jorge Sabino sobre o desenvolvimento do volume de negócios no sector e as suas razões, tipos de instrumentos e material de som mais vendidos, o crescimento da procura por músicos amadores e por jovens; orgão electrónico. 01h12m10: Jorge Sabino refere a falta de preparação musical de muitos clientes, os preços das guitarras elétricas e as razões das diferenças de preços, o investimento necessário para dotar de instrumentos um grupo de música pop, a convivência das guitarras elétrica e clássica, e o bouzouki intercalado com exemplificação de guitarra elétrica, guitarras expostas, metrónomo e exemplificação de bateria; Jorge Sabino mostra guitarra clássica e bouzouki grego. 01h16m35: Jorge Sabino revela não saber música e comenta o facto do advento da música pop não ter perturbado as vendas de instrumentos clássicos, o reduzido número de lojas de instrumentos musicais, o crescimento da procura a nível nacional e principais países produtores de instrumentos intercalado com Jorge Sabino que demonstra a sonoridade do bouzouki e exemplifica sonoridade de cazoo; pianos de cauda; jovem toca guitarra. 01h20m03: Jorge Sabino tece comentários sobre a guitarra portuguesa e as especificidades dos compradores, horários do público, a coexistência de clientes que sabem música e dos que compram para aprendizagem, a falta de locais de ensino de música e os métodos de autoaprendizagem e os reduzidos custos de manutenção dos instrumentos modernos intercalado com amplificador, metrónomo e expositor de pratos de bateria. 01h24m58: José Vaz Guedes trabalha no seu gabinete; jornalista José Fialho Gouveia entrevista José Vaz Guedes sobre o atraso da chegada da colecção Primavera/Verão às lojas. 01h28m42: Roupa pendurada em expositores alternado com José Vaz Guedes fala, no seu armazém, sobre as tendências da moda para a Primavera/Verão de 1973 e exemplifica tendências com peças de armazém. 01h35m22: José Vaz Guedes mostra vestido de moda pré-natal e refere a experiência no sector e projectos para o futuro.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .