As dificuldades do comércio tradicional
As dificuldades atravessadas pelos pequenos comerciantes de estabelecimentos tradicionais face à forte concorrência dos hipermercados.
Resumo Analítico
Joaquim, comerciante, diz que procura manter os clientes mostrando simpatia; produtos nas prateleiras da mercearia; Joaquim cumprimenta as clientes; Joaquim regista as vendas no caderno de contas; fachada de mercearia; anúncio de trespasse no vidro do estabelecimento; interior da mercearia; gavetões de milho; rebuçados dentro dos frascos; clientes conversam; pipas de vinho; Manuel, comerciante, revela a incerteza quanto ao negócio; frutas expostas no exterior de outra mercearia; senhora escolhe fruta e pergunta o preço da mesma; balcão frigorífico; Manuel, comerciante, manipula a caixa registadora; os comerciantes admitem vender fiado; Joaquim diz que leva algumas compras a casa dos clientes; cacho de bananas; comerciantes referem que os clientes ainda os procuram para determinados produtos mas salientam as dificuldades para manter o negócio; calendário; cebolas nas prateleiras; gaveta dos trocos; Manuel diz que o negócio é "para ir abaixo".