Azulejaria Portuguesa II
Segundo de quatro episódios desta série documental dedicada ao tema da azulejaria portuguesa. O azulejo dos séculos XVII e XVIII é o tema deste programa, sendo referidos os casos do Convento da Madre de Deus, onde se situa o Museu do Azulejo, da Capela de Santo Amaro, do Palácio do Marquês de Fronteira, da Igreja de São Vicente de Fora e da Quinta dos Azulejos do Paço do Lumiar, em Lisboa. E também da Sé de Elvas, do Convento de Santa Iria em Tomar, da Capela dos Lóios em Évora, da Igreja de Almoster em Santarém, e da Igreja da Conceição em Beja.
Resumo Analítico
Revestimento azulejar do século XVII de escadas com painéis de temas venatório e ornamental; fachada do Convento da Madre de Deus com portal e janela manuelinas; painel de azulejos representando procissão saindo da Madre de Deus; zimbório e interior de igreja com revestimento azulejar; vistas geral e de pormenor de painéis de azulejo de tema religioso e paisagístico, provavelmente do século XVII, em interior de igreja; acompanhado em off por resumo do primeiro programa da série e apresentação do tema do presente programa. 07m13: Convento da Madre de Deus, Museu do Azulejo: claustro pequeno também designado por de Dona Leonor; sala do museu com painéis expostos; exposição de painéis de azulejos do século XVII de temas variados; fotografia do interior da Igreja do Castelo em Alcácer do Sal; painéis parcialmente coloridos com função explicativa do desenvolvimento de simetrias geométricas; painel de azulejos com decoração vegetalista; painel com cena de batalha; acompanhado por off sobre as características do azulejo do século XVII, o azulejo enquanto reflexo e expressão da prosperidade de uma época, a evolução do gosto e suas influências, e o surgir dos painéis historiados. 11m27: Lisboa, Capela de santo Amaro: exterior do templo, painéis de azulejos com florões; porta e paredes forradas a azulejo; janela de grades; vistas gerais e de pormenor do revestimento azulejar no interior da igreja; acompanhado por off sobre a temática do fundo azulejar. 13m02: Painel de tema histórico na Sé de Elvas; fotografias dos revestimentos azulejares: do Convento de Santa Iria em Tomar, da Capela dos Lóios em Évora, da Igreja de Almoster em Santarém, do claustro e igreja da Conceição em Beja; acompanhado em off por exemplificação cronológica e temática da evolução das temáticas e do gosto e respectiva localização. 15m06: Lisboa, Palácio dos Marqueses de Fronteira, painel com cena da vida quotidiana em cidade, fachada Norte e jardins, painéis alusivo a às Guerras da Restauração na "sala das batalhas": painel de azulejos de tema venatório e origem holandesa; jardins do palácio: painéis de azulejos representando estações do ano intercaladas com estátuas de deuses do panteão greco-romano; painéis de azulejos de temas vegetalistas e figuras avulsas; acompanhado em off sobre a evolução do azulejo no terceiro quartel do século XVII; a descrição do fundo azulejar do Palácio dos Marqueses de Fronteira, a evolução do azulejo do século XVIII durante os reinados de D. João V, D. José I e Dona Maria I. 18m46: Lisboa, Igreja de São Vicente de Fora: escadaria e fachada do templo; conjuntos azulejares do claustro com cenas rurais, rodeados por desenhos florais e querubins; corredores revestidos a azulejos; painéis de azulejos de temática cortesã e venatória e ilustrando as fábulas de La Fontaine da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes; conjunto azulejar com estátua barroca de santo; com off sobre a descrição do fundo azulejar de São Vicente de Fora e a evolução do azulejo no século XVIII. 23m31: Lisboa, Quinta dos Azulejos do Paço do Lumiar: pormenor de friso de azulejos da Real Fábrica de Louça do Rato com medalhão de tema hagiográfico a encimar arco de portão; jardim com estatuária e decoração azulejar; fonte com embrechados e painéis de azulejos ao fundo de alameda com colunata; vistas geral e de pormenor de colunas e bancos de jardim revestidos a azulejos do século XVIII; com off sobre a fundação da Real Fábrica de Louça do Rato em 1767, e o fundo azulejar da Quinta dos Azulejos do Paço do Lumiar.