Visita às instalações da PIDE/DGS em Lisboa

00:23:26

Lisboa, jornalistas da imprensa nacional e estrangeira visitam as instalações da sede da extinta Polícia Internacional e de Defesa do Estado/Direção-Geral de Segurança (PIDE/DGS) na Rua António Maria Cardoso.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE MAIO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: João Bénard da Costa, Jaime de Saint-Maurice
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mudo
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

João Bénard da Costa e equipas de jornalistas, entre os quais Jaime Saint Maurice, visita sala onde está equipamento de gravação destruído e mexem em documentos espalhados; interior de sala destruída com máquinas de escrever e documentos espalhados, destacando-se cartões de identificação, fotografias de suspeitos, cartões de estudantes, revista de karaté e documentos do PCP e relacionados com o comunismo e fotografias de identificação no chão alternado com fotojornalistas tiram fotografias à documentação. Secretário e vidro de janela partido; exemplares de livros, balas e cordel; João Bénard da Costa e jornalistas esperam em corredor; placa "Posto Rádio, entrada proibida"; interior da sala onde está equipamento de sistema de gravação de chamadas e posto de captação de rádio com gravação automática; Jaime Saint Maurice e militares observam documentos e fotografias; equipamento de vigilância, documentação espalhada e chapéu com o nome de Américo Tomás; móvel de arquivo organizados por numeração; aparelhagem de emissores e intercetores e bobines. Jornalistas caminham em corredor; interior de sala destruída; pastas de ficheiros arrumados em prateleiras que contém informações pessoais de cidadãos portugueses; documentação e material de escritório espalhado; militar retira o retrato de António de Oliveira Salazar, ex-presidente do Conselho de Ministros, da parede e coloca-o no chão. João Bénard da Costa folheia dossier; Jaime Saint Maurice escreve apontamentos a partir de documento dactilografado; jornalistas entram no gabinete do Major Silva Pais, diretor da PIDE/DGC, onde folheiam documentação e escrevem notas; placas de homenagem a agentes na parede; militares armados; cartões de estudantes e balas; secretária, livros e sistema de escuta instalado no gabinete do Major Silva Pais. Interior de museu com cartazes apreendidos que contém símbolos alusivos ao PCP, plenários e encontros de estudantes, destacando-se a presença de Jaime Saint Maurice, botas de individuo que tentou matar António de Oliveira Salazar em vitrine, objetos armadilhados, estilhaços de projeteis, emblemas, recortes, fotografias, documentos, livros e cartazes censurados e apreendidos. Cartazes alusivos a greves e democracia; envelopes e exemplares de revistas empilhados e guardados em armários; interior de sala de aula da Escola Técnica onde se destaca retratos; interior de capela; Jaime Saint Maurice atravessa corredor ladeado por fuzileiros navais armados e entra em sala; interior de ginásio onde está cartaz informativo de exercícios físicos; interior de sala onde se procedia à tortura de prisioneiros.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .