José Bonifácio
Documentário produzido no âmbito do Ano de Portugal no Brasil e do Ano de Brasil em Portugal, dedicado à vida e obra de José Bonifácio de Andrada e Silva, Secretário Perpétuo da Academia Real das Ciências de Lisboa, naturalista e político luso-brasileiro, cujo percurso pessoal marca a história da Ciência e da Política no início do século XIX.
Resumo Analítico
Dramatização de José Bonifácio a redigir o seu discurso para a Academia Real das Ciências de Lisboa em Junho de 1819 anunciando o seu regresso ao Brasil e episódios da sua vida, no interior da Academia Real das Ciências de Lisboa. Exterior e fachada da casa de José Bonifácio, na cidade de Santos, no Brasil; vistas de Coimbra onde estudou Estudos Jurídicos e mais tarde Matemática e Filosofia, livro antigo onde consta a sua matrícula, relato dos seus dados biográficos em off; exterior da Universidade de Coimbra, Pátio das Escolas, pormenores arquitetónicos, interiores da Biblioteca Joanina, retrato a óleo de D. João V. Jardim Botânico de Coimbra, lago, Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, exterior do Museu de História Natural e interiores do Laboratório Químico, projetos da autoria de Domenico Vandelli, Naturalista italiano com trabalhos fundamentais para o desenvolvimento da história natural e da química em Portugal nos finais do século XVIII e princípios do século XIX. 06m22: Exterior e interiores da Academia Real das Ciências de Lisboa, retrato do seu fundador, Duque de Lafões, salão nobre, em off excerto da tese de admissão à academia "Memória sobre a Pesca das Baleias", de José Bonifácio, ossadas de baleia; paisagem natural, barcos de pesca, baleias no mar alto. Interior da Academia das Ciências de Lisboa, retrato de D. Maria I, dramatização de José Bonifácio, destaque para lombadas de livros na estante. Vistas de Paris e do rio Sena, monumentos, exterior do Panteão, monumento com inscrição do lema da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), estátua de Rousseau, Jardim das Plantas de Paris (antigo Jardim do Rei), exterior do Edifício da Grande Galeria da Evolução, árvores de todo o mundo, mata e planície com gado bovino a pastar; rio Sena, exterior e interior da Escola Real de Minas, onde José Bonifácio estudou Mineralogia. Vistas da Saxónia, Alemanha, onde José Bonifácio estudou na Escola de Minas de Freiberg, Academia de Berg, busto de Abraham Werner, fundador da moderna mineralogia e da geognosia; placard metálico com retrato de Alexander Von Humboldt, Naturalista alemão, o próprio em pintura de Friedrich Georg Weitsch, vistas de mata, gravuras antigas de trabalho mineiro, sistema de canais construídos junto das minas, gravuras de trabalhos nos fornos de fundição. 17m21: Exterior da Academia Florestal de Tharandt, na Alemanha, minerais em exposição, pintura de José Bonifácio por Benedito Calixto. Minas de carvão de Figueiró dos Vinhos na Foz do rio Alge, onde exerceu as funções de Intendente Geral, exteriores da Universidade de Coimbra onde criou uma cadeira de Metalurgia, interior de anfiteatro (sala de aula), vistas do rio Mondego. Universidade de Coimbra, interior da Sala dos Capelos; vistas do Douro e sua paisagem natural, gravura antiga de porto marítimo, nova reconstituição histórica de José Bonifácio a fazer o seu discurso. 20m35: Ilustrações da partida da côrte portuguesa para o Brasil em 1807 devido às Invasões Francesas, gravuras do Rio de Janeiro, exteriores do edifício do Paço Real, antiga sede oficial do Governo, interior com caleche antiga em exposição. Pinturas de D. João VI e do Palácio de S. Cristovão, na Quinta da Boa Vista, gravuras dos antigos ofícios no Brasil; exteriores e fachada neoclássica do Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Interior do Salão Nobre da Academia Real das Ciências de Lisboa, dramatização de José Bonifácio nas suas experiências de estudo de cascas de árvore brasileira para fins medicinais a usar nos hospitais militares, interior do Laboratório Químico. Praia com dunas, grafismo com 1º documento científico nacional sobre arborização, da autoria de José Bonifácio, plantação no areal. Paisagem natural de Trás-os-Montes em torno das minas de chumbo em Ventozelo, interior das minas; nova dramatização de José Bonifácio a fazer o seu discurso onde antevê a independência do Brasil, gravuras e retrato de D. João VI. 29m15: Vista e gravuras da vila de Santos, no Brasil, Serra do Mar, queda de água, lagarto; ilustrações antigas de S. Paulo, relato em off das viagens e pesquisas mineralógicas que fez com Martim Francisco, seu irmão. Incêndio nas matas, vista panorâmica da cascata de salto do rio Tieté, exteriores da fábrica de ferro de Ipanema, dos seus fornos geminados, interiores; campos e ribeiros circundantes. Exteriores do Palácio das Necessidades, em Lisboa, exterior e interior de palácio com retratos dos irmãos Andrada, dramatização de José Bonifácio a escrever discurso, gravuras de índios brasileiros e escravos negros. Vistas da cidade de S. Paulo, exterior do edifício da Faculdade de Direito; exteriores do Palácio das Necessidades, em Lisboa, dramatização com D. Pedro I a escrever documento sobre a sua intenção de permanecer no Brasil, vistas do Porto de Sepetiba, um porto localizado na cidade de Itaguaí no estado do Rio de Janeiro; exterior da Fazenda Imperial de Santa Cruz. 37m 53: Estátua da princesa Leopoldina de Habsburgo 1ª muler de D. Pedro, e seus filhos, Maria da Glória e João Carlos; dramatização do encontro entre Leopoldina e D. Pedro com José Bonifácio, pintura de Maria Leopoldina da Áustria e seus filhos, gravuras do desenhador Thomas Ender sobre a expedição científica desde a Áustria até ao Brasil e chegada ao Rio de Janeiro; pintura de Jean-Baptiste Debret sobre a chegada da comitiva de Maria Leopoldina de Habsburgo ao Rio de Janeiro. Ilustrações das Côrtes de Lisboa onde deputados brasileiros defendiam a independência do Brasil em Maio de 1822. 40m00: Fortalezas militares que defendiam a cidade de Santos; reconstituição histórica de Maria Leopoldina a escrever carta ao seu marido, rei D. Pedro, bem como de José Bonifácio. Pintura a óleo "Independência ou Morte", do pintor paraibano Pedro Américo, com D. Pedro junto ao rio Ipiranga a proclamar a independência do Brasil (Grito do Ipiranga), dramatização de Maria Leopoldina a assinar o discurso da independência redigido por José Bonifácio e lido por D. Pedro, pinturas sobre aclamação e a coroação de D. Pedro como Imperador do Brasil. Interior do Museu Paulista com a tela de Pedro Américo e pintura de Pedro I do Brasil retratado por Simplício Rodrigues de Sá; escultura representando José Bonifácio de Andrada e Silva, grupo escultórico representando a independência dos EUA. Exterior do Museu da Cidade de S. Paulo, retrato de Domitila de Castro Canto e Melo, Marquesa de Santos e amante de D. Pedro, ilustrações do quotidinao brasileiro à época, da escravatura. 44m36: Retratos a óleo de José Bonifácio, por Óscar Pereira da Silva, e de D. Pedro; escultura em bronze de José Bonifácio na Praça Patriarca, em São Paulo, relato da deportação dos irmãos Andrada para França. Ilustração do Palácio de S. Cristovão, retrato a óleo de D. Pedro, ilustrações de D. Pedro com D. Maria Amélia de Beauharnais, sua segunda esposa, retrato de Domitila. Casa de José Bonifácio em Paquetá, na baía de Guanabara, vistas da baía; retrato de D. Maria II, filha de D. Pedro, busto de José Bonifácio, tutor dos filhos de D. Pedro no Brasil. Vistas da ilha de Paquetá, exterior e interior do Panteão dos Andrada, em Santos, destaque para o túmulo de José Bonifácio. Vistas de paisagem natural, de mata, palmeiras, índios brasileiros em dança tribal, praia ao entardecer.