DOP: Açucar
Documentário de autoria da jornalista Anabela Saint-Maurice sobre a produção de açúcares e doçaria DOP (Denominação de Origem Protegida), nome dado ao produto "cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada, com um saber fazer reconhecido e verificado", com especial referência para as "Ameixas de Elvas", os "Pasteis de Tentúgal", os "Ovos Moles de Aveiro", e o "Bolo de Mel" da Madeira.
Resumo Analítico
10h00m17: Exterior e interior de fábrica de açúcar de cana; ovos; bolo decorado com ovos moles e fios de ovos; declarações de Massimo Montanari, historiador da Universidade de Bolonha (legendadas); feira de doces conventuais (com legendas). 10h02m21: Trabalhador mexe depósito de açúcar refinado com vara; de grandes dimensões; apanha de ameixas "Rainha Cláudia" para compota; interior de fábrica de conserva de "Ameixas de Elvas" com as várias etapas da produção e confitagem (Estremoz, Alentejo); prato com "Ameixas de Elvas"; pintura (natureza morta) com doçarias (inclui canas de açúcar); mesa com sobremesas, decorada para cerimónia. 10h04m40: Declarações de Massimo Montanari (legendadas); mapa da zona do Mar Mediterrâneo; vistas aéreas de Lisboa; exposição cultural "A Cidade Global" patente no Museu Nacional de Arte Antiga (com legendas); declarações de Annemarie Jordan, Curadora da exposição e investigadora no Centro de História de Além-Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa (legendadas) com a explicação do quadro intitulado "A Rua Nova dos Mercadores? (século XVI); Praça do Comércio, Cais das Colunas, banda de música de Cabo Verde interpreta o tema "Angola" na voz de Maria Alice. 10h09m56: Declarações de Joaquim Caetano, conservador no Museu Nacional de Arte Antiga que explica quadros onde estão presentes elementos de culinária; e de Annemarie Jordan (legendadas); retrato pintado de Dona Catarina de Áustria, mulher de Dom João III a quem o marido dera o direito de receber uma percentagem anual do açúcar proveniente da Madeira, que era também usado em produtos farmacêuticos; declarações de Massimo Montanari (legendadas). 10h13m:05 Declarações de Daniel Strum, historiador da Universidade de São Paulo (Brasil) intercaladas por fôrmas de barro que funcionavam como filtro na produção de pão de açúcar e que assim dava origem a açúcar de vários graus de pureza; quadro pintado, representativo do Terreiro do Paço (Lisboa); mapa antigo da América do Sul; quadros pintados com vistas de plantações (fazendas/roças); mapa antigo da costa atlântica do Brasil; gravura de roça; e de unidades de produção (engenhos) de açúcar; quadros pintados representativos de refeição de família da classe alta e de atividade comercial; gravura de Lisboa antiga (Terreiro do Paço). 10h17m30: Plantação em terreno inundado, no Vale do Mondego, (Coimbra); estátua antiga de Nossa Senhora (arte sacra;) interior de igreja visto através de grades; declarações de Massimo Montanari; pasteleira prepara massa para "Pasteis de Tentúgal"; declarações de Teresa Rebolo, pasteleira; fábrica tradicional de Pasteis de Tentúgal; Olga Cavaleiro, da Associação de Pasteleiros de Tentúgal conversa com Isabel Rama, pasteleira; massa dos pasteis tem grande dimensão e é estendida no chão sobre pano branco; tabuleiros com pasteis prontos a consumir. 10h22m52: Interior de arquivo de livros antigos; lombada de livros antigos; livros antigos de culinária; livro "Arte de Cozinha" de Domingos Rodrigues; livro manuscrito (1729) de Soror Maria Leocádia do Monte do Carmo com as receitas do Convento de Santa Clara de Évora; interior do livro manuscrito; quadro pintado com refeição de elementos de ordens religiosas; declarações de Isabel Drumond Braga, historiadora da Universidade Clássica de Lisboa. 10h25m31: Declarações de Joaquim Caetano, conservador do Museu Nacional de Arte Antiga; quadro com doçarias, pintado por Josefa de Óbidos (século XVII); cozinha antiga; interior da Biblioteca do Convento de Mafra; declarações de Inês Ornellas docente e investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Universidade Nova de Lisboa intercaladas com o primeiro livro de farmácia redigido em português onde o açúcar vem referido como medicamento que incluía ingredientes confitados em açúcar (Fharmacopea Lusitana, de Dom Caetano de Santo António); enfermaria (antiga) do Convento de Mafra; livro "Ancora Medicinal" de Francisco da Fonseca, médico de Dom João V; estantes com frascos usados na farmácia antiga (botica); retrato pintado de Dom João V enquanto se serve de uma chávena de chocolate, entre amigos; declarações de Inês Ferro, diretora do Palácio Nacional de Queluz que mostra açucareiros em porcelana, de 1775 (Dinastia Qing); pintura retrata refeição da classe alta com polvilhador de açúcar em prata, sobre a mesa; "Sala das Merendas", do Palácio Nacional de Queluz. 10h32m01: Declarações de Daniel Strum intercaladas por gravuras com vistas do Brasil; gravura onde mulheres negras vendem, refrescos e biscoitos onde o açúcar se mistura com produtos típicos da região como o amendoim, o coco ou a mandioca; documento original de "Relação de Escravos"; gravura de venda de escravos; gravuras de James Gillray, caricaturista britânico com sátiras políticas e sociais; declarações de Massimo Montanari (legendadas). 10h34m56: Produção de fôrmas em massa de hóstia com formatos marinhos (conchas, peixes, búzios) recheados com ovos moles, cuja receita vem das freiras dominicanas do Mosteiro de Jesus e dá origem aos "Ovos Moles de Aveiro"; gravura com vendedeira de barricas de ovos moles; Sílvia Raimundo, proprietária diz pregão utilizado pelas vendedoras de barricas de ovos moles; caixas com ovos; ovos são partidos e separadas as gemas das claras; fabrico artesanal dos "Ovos Moles de Aveiro"; declarações de Sílvia Raimundo; etapas da preparação dos ovos moles; declarações de Maria João Santos, gerente; ovos moles em fôrma de hóstia com formatos marinhos, prontos a consumir; painel de prova de qualidade dos ovos moles. 10h39m40: Livros antigos de culinária; declarações de Carmen Soares, docente e investigadora da Universidade de Coimbra; pratos com suspiros, fruta cristalizada, trouxas de ovos, gomas, chocolate e outra doçaria; declarações de Cristina Neiva Correia, conservadora de Cerâmica do Palácio Nacional da Ajuda; açucareiros em porcelana; panorâmica de mesa posta com cerimónia; interior de pastelaria atual; planos próximos de pacote de açúcar a ser despejado em chávena de café; e de pastel de nata, com canela; tabuleiros com bolos; pacotes de açúcar; refinaria de tratamento da rama de açúcar, em laboração; açúcar de beterraba em grande quantidade é manejado e transportado com retro escavadora. 10h45m00: Declarações de João Pereira, presidente da European Sugar Refineries Association (ESRA) intercaladas por interior de refinaria de açúcar em laboração; declarações de Massimo Montanari (legendadas); vistas da Madeira; declarações de Francisco Clode, diretor Serviço de Museus, Património Cultural da Madeira; engenho de açúcar na Madeira; canas de açúcar; engenho de açúcar em Porto da Cruz (Madeira) com maquinaria do século XIX que produz rum para a produção de poncha (bebida tradicional madeirense); Mercado dos Lavradores (Funchal); declarações de Alberto Vieira, historiador que bebe sumo de cana; exterior e interior da Casa Museu Frederico de Freitas (Funchal) com destaque para a cozinha, em visita guiada por Francisco Clode. 10h52m36: Convento de Santa Clara (Madeira); mobiliário "caixa de açúcar", feito com as madeiras exóticas das caixas que transportavam o açúcar do Brasil; confeção artesanal do "Bolo de Mel"; declarações de Roxy Gonzalez; e de Felicidade Vieira, pasteleiras; e de Francisco Clode; mãos mexem massa do bolo de mel.