Batalha de Aljubarrota

00:37:48

Programa sobre história de Portugal, apresentado por Luís Filipe Borges e Fernando Casqueira, dedicado à Batalha de Aljubarrota, momento chave da crise de 1383-1385, na qual foi aplicada a tática do quadrado, dando a vitória sobre os castelhanos ao exército português comandado por Nuno Álvares Pereira. A derrota dos castelhanos, em muito maior número, deu origem a diversas lendas, como a da Padeira de Aljubarrota.

  • Nome do Programa: Batalha de Aljubarrota
  • Nome da série: Conta-me História
  • Locais: Portugal
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Luís Filipe Borges e Fernando Casqueira Locução: Bruno Ferreira Música: Hugo Leitão Produtores: Edi Walter, Pedro Cardoso e Paula Velez Realização: João Gandarez e Miguel Costa e Moura Produção: EyeWorks Espanha, Sucursal Portugal SA
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Grafismo com imagens sobre a fundação da nacionalidade e história de Portugal; vista de Lisboa, exterior do Convento do Carmo, em Lisboa, passeio dos apresentadores neste local, explicação do momento político-social e da crise dinástica através de imagens animadas com grafismo, do Tratado de Salvaterra de Magos, o Mestre de Avis, dramatização tipo telenovela mexicana sobre o problema da sucessão e reconstituição histórica no Paço Real de Lisboa em 1385 com D. Leonor Teles. 12m45: Reconstituição histórica de luta de espadas entre nobres e da figura de D. Nuno Álvares Pereira, exterior do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato, dramatização de episódio entre Álvaro Pais e Mestre de Avis na casa de Álvaro Pais, em Lisboa, sobre a morte do Conde Andeiro e a subida ao trono de D. João I aclamado pelo povo e grande parte da nobreza. 17m13: Exterior da Sé Catedral de Lisboa, grafismo com mapa de Portugal e as cidades e datas em que o Mestre de Avis foi aclamado Rei de Portugal. Reconstituição histórica com D. Nuno Álvares Pereira e João das Regras, apoiantes do Mestre de Avis, e no Castelo de Santarém, em Dezembro de 1383, com D. Leonor Teles a pedir ajuda a D. Juan, Rei de Castela, e prisão da mesma pelos castelhanos em Fevereiro de 1384. 22m07: Dramatização do Mestre de Avis com D. Nuno Álvares Pereira a combinarem a defesa do território do Alentejo, em Março de 1384, grafismo com imagens do cerco de Lisboa pelos castelhanos, quadros sobre a peste negra. 26m28: Vistas de Coimbra e da Universidade, reconstituição histórica das Cortes de Coimbra em Abril de 1385; imagens em grafismo sobre a proclamação de D. João I como Rei de Portugal, sobre o envio de diplomatas ao Papa e a Inglaterra para o apoiarem, sobre a tentativa de novo cerco a Lisboa pelos exércitos castelhanos. Dramatização e grafismos das táticas bélicas da Batalha de Aljubarrota em Agosto de 1385 entre o exército português apoiado pelos ingleses e o exército castelhano apoiado pelos franceses; apresentadores em São Jorge, Porto de Mós, mostram algumas das armadilhas utilizadas pelos portugueses. 35m38: Dramatização cómica da Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida; apresentadores no exterior e interior do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, túmulo conjunto de D. João I e de D. Filipa de Lencastre na Capela do Fundador, junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .