Os Museus ao Serviço da Cultura
Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao Museu Calouste Gulbenkian, com destaque para a relevância desta instituição no contexto português, e do seu notável trabalho em prol da cultura, e uma panorâmica do atual estado do património museológico nacional, através do exemplo de alguns dos nossos mais importantes Museus, terminando com a defesa da criação dum Museu nacional dos Descobrimentos.
Resumo Analítico
Início do programa com o apresentador, José Hermano Saraiva, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa; exteriores das instalações da Fundação, jardins e lago; interior do museu com visitantes, pinturas, esculturas, tapeçaria; 03m36: Imagens de arquivo a preto e branco da II Guerra Mundial, bombardeamentos em cidade, ruínas e destroços, militares armados, canhões; Retrato a óleo de Calouste Gulbenkian, nesta altura já rico e importante e dono de colecções de arte únicas no mundo; fotografia de época de sala com mobiliário antigo, imagens de oficiais alemães; relato da biografia de Gulbenkian quando pediu asilo a Portugal devido à invasão nazi de Paris; fotografias a preto e branco do embaixador português em Paris, Dr. Caeiro da Mata, do Hotel Avis, em Lisboa; mostra de vários objectos de prata em exposição, salvas, terrinas, castiçais; quadros, escultura em pedra do perfil em relevo de Calouste Gulbenkian; plano próximo de estátua em pedra da Deusa Diana (?); fotos de época de Gulbenkian, de desembarque marítimo de refugiados em Portugal; 06m50: Vista geral da 1ª exposição temporária intitulada "O Gosto à Grega - O Nascimento do Neoclassicismo em França, 1750-1775"; destaque para escrivaninha Estilo Luís XV em talha dourada; estátua equestre de Luís XV em bronze; busto do próprio; pintura a óleo de Luís XIV, seu bisavô; gravura sobre guerras francesas; mostra do Canadá e da Índia em mapa antigo, domínios perdidos pela França na Guerra dos 7 anos; retrato de Luís XV ainda jovem; gravuras que representam os três estados, clero, nobreza e povo, e a revolução francesa; destaque para pormenor de mobiliário com frizo esculpido e talha dourada; várias cómodas; pintura de mulher grega e sucessão de pinturas de estilo Neoclássico; grande jarrão; relógio de parade em dourado; tapeçaria retratando cena de rapto da Proserpina, inspirado na Antiguidade Grega; plano próximo da maquete do pavilhão mandado construir para a Condessa Dubarry; retratos da própria e do Rei Luís XV, de quem era cortesã favorita; vários retratos de mulheres, entre eles o da Madame Pompadour; vários castiçais e terrinas; destaque para quadro "Vendedora de Cupidos", de Joseph-Marie Vien; outras peças expostas; quadro do Marquês de Pombal; pormenores de cómoda Luís XV em contraposição a uma de estilo neoclássico, presépio de Machado de Castro; planos de exterior do Palácio de Oeiras, onde viveu o marquês; sequência de peças do tempo de D. João V marcadas pela opulência, escultura, coche, barras de ouro em exposição, provenientes do Brasil; novo retrato do Marquês de Pombal; relato em off das condicionantes sociais e económicas da época pombalina; gravura de época da Praça do Comércio, em Lisboa; exterior de igreja, vista de altar; sucessão de várias peças em exposição; 20m02: Mostra da 2ª exposição temporária também patente no Museu C. Gulbenkian intitulada "A Educação do Príncipe - Obras Primas da Colecção do Museu Aga Khan", constituida por 116 peças do Príncipe Aga Khan; destaque para estandarte de guerra turco do séc. XVI; fotografia a cores de Aga Khan, líder espiritual muçulmano; várias peças de arte oriental, pinturas, escritos, mosaicos, painel com escrita árabe em relevo; planos breves do interior do Museu Arqueológico, em Belém, do Museu dos Presidentes da República, Sociedade de Geografia, Museu da Marinha, Museu de Arte Antiga; panorâmicas do Terreiro do Paço; vista do Cais da Rocha do Conde de Óbidos com paquete; interior de vários museus, entre eles o Museu dos Coches.