Reconstrução do Teatro Dona Maria II

00:43:02

Programa de informação e de caráter social, sobre os trabalhos de reconstrução do Teatro Nacional Dona Maria II, após o incêndio ocorrido na madrugada de 0 de dezembro de 1964 que destruiu praticamente a totalidade do edifício, com a participação do arquiteto Fernando Peres e do engenheiro Pereira Gomes.

  • Nome do Programa: Reconstrução do Teatro Dona Maria II
  • Nome da série: Verso e Reverso
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Fernando Peres, Pereira Gomes
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Texto e apresentação: Luís Filipe Costa Imagem: João Rocha Realização: Luís Andrade
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Imagens de arquivo noturnas do incêndio no Teatro Nacional Dona Maria II; mão folheia o livro "História do Teatro Nacional Dona Maria II"; breve retrospetiva histórica da origem e criação do teatro, constituída por retratos de Dona Maria II, Joaquim Larcher e Almeida Garrett; planta arquitetónica da Praça do Rossio em Lisboa; gravuras alusivas ao local onde foi instalado o teatro alternado com retratos de António Manuel da Fonseca, Giuseppe Cinatti e Achille Rambois; desenhos. 05m26: Fachada e exterior e do edifício; imagens de arquivo do interior do teatro antes do incêndio de 1964, onde estão reunidos atores e se destaca o interior de várias salas e trabalhadores executam várias tarefas de costura e carpintaria e bastidores; fotografias de cena e retratos dos atores e atrizes que já trabalharam no teatro. 14m14: Imagens de arquivo do edifício em ruínas na manhã de 02 de dezembro, destacando-se a presença do Almirante Américo Tomás, presidente da República, no local. 16m00: Fernando Peres Guimarães, diretor do Serviço de Monumentos Nacionais da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, refere os procedimentos adotados pelo Ministério das Obras Públicas na recuperação e reconstrução do edifício e explica os processos de reconstruirão que têm vindo a ser executados ilustrado com a fachada e exterior do teatro reconstrução e fotografias. 22m32: Pereira Gomes, diretor do Serviço de Conservação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, refere os estudos arquitetónicos realizados às infraestruturas e os trabalhos de arquitetura e engenharias efetuados ilustrado com fotografias. 29m25: Fernando Peres Guimarães destaca os estudos e a realização de obras efetuados até à presente data e apresenta aspetos do projeto e planta arquitetónica para o teatro ilustrado com fotografias e interior do edifício em construção. 38m37: Interior do edifício em construção alternado com imagens de arquivo da visita de Rui Sanches, ministro das Obras Públicas, às obras de reconstrução do teatro.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .