A Raiz dos Prodígios
O professor José Hermano Saraiva regressa a Santarém para falar da lenda por detrás do Santíssimo Milagre, uma das mais importantes tradições da cidade, e do seu significado no contexto religioso da época.
Resumo Analítico
Igreja de Santo Estêvão; edifício e interior; 05m31: pinturas ilustrando o santíssimo milagre; 06m30: calçada e bairro de Santarém; 07m13: interior da Igreja de Santo Estêvão; 07m29: hóstia; 09m04: gravura representando a opulência do clero na idade medieval; 10m09: mapa de França da época das cruzadas; pinturas evocativas das cruzadas; 12m01: gravura representando Domingos Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos; 15m51: fotografia da igreja outrora sede da Igreja Católica; altar; toalha que segundo a lenda se encontra manchada de sangue; 17m06: Santarém; 17m38: edifício da filial do Banco de Portugal; 17m48: ruínas do Convento dos Dominicanos; 18m07: fotografia antiga de uma praça de touros; 18m20: interior do Convento dos Dominicanos em ruínas; túmulos e cantarias; 19m43: Palácio da Mitra, em Lisboa: fachada, pátio e entrada; 20m42: bairro antigo de Lisboa; 21m38: pormenor de azulejo evocativo do santo milagre; 25m45: edifício dos Correios; 25m56: Convento de São Domingos; 26m13: fotografia da pedra do túmulo de São Frei Gil; 26m51: urna com relíquias de São Frei Gil; 27m14: fachada do Paço Episcopal de Santarém.