Da Revolução do Mestre de Avis a 25 de Abril

00:48:00

Uma retrospetiva de alguns dos momentos mais significativos da História de Portugal, desde os finais do século XIV até à atualidade: a Crise de 1383-85, a "Revolta do Manuelinho" de 1637 e a Restauração da Independência em 1640, as Guerras Liberais entre 1820 e 1836, a implantação da Primeira República em 1910, e a revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974. Enquadramento histórico e social com os depoimentos do professor Joel Serrão e do arquitecto Augusto Pereira Brandão, intercalados com imagens de alguns dos locais que ficaram associados a esses períodos da nossa história. Um programa exibido quando se completou um ano após a revolução do 25 de abril de 1974.

  • Nome do Programa: Da Revolução do Mestre de Avis a 25 de Abril
  • Nome da série: As Pedras e o Homem
  • Locais: Lisboa, Évora, Porto, Sintra
  • Personalidades: Joel Serrão, Augusto Pereira Brandão
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produtor: João Martins Realizador: José Manuel Tocha
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Historiador Joel Serrão apresenta o programa. 04m52: Lisboa: Castelo de São Jorge: vistas e pormenores; vistas da Baixa; Sé (Igreja de Santa Maria Maior): fachada, janelas, relógio de sol, claustro, rosácea. 10m00: Manuscrito da aclamação de Dom João IV em 1640. 10m44: Convento do Carmo: fachada e ruínas da nave da igreja. 12m34: Évora: ruas e vielas; Templo de Diana; Praça do Giraldo e Igreja Matriz; painel de madeira em baixo relevo com motivos rurais; Sé. Joel Serrão, fala sobre o domínio espanhol, a Revolta de Évora, o Brasil e e Revolução de 1820. 21m21: Porto: pelourinho; Sé Catedral; vistas do casario; Torre dos Clérigos. Porto: Ribeira, mercado de rua, Sé, jardim, Avenida dos Aliados. Pintura ilustrativa do período de 1820. 29m01: Depoimento de Joel Serrão sobre o liberalismo e do professor Augusto Pereira Brandão sobre a Revolução de 1836, ilustrados por pinturas. 37m12: Palácio da Pena e Castelo dos Mouros em Sintra. 40m39: Revolução de 1910: funeral de Dom Carlos I e de seu filho Dom Luís Filipe; multidão nos Restauradores e no Rossio; milícias na rua; fotografias da época. 46m37: O dia 25 de Abril de 1974, Largo do Carmo: ruínas da igreja do Convento do Carmo; soldados acocorados no chão; quartel da GNR; soldados com espingardas na mão e no topo de um edifício; tanques em movimento; aglomerado de pessoas; largo repleto de multidão; soldados em cima dos tanques com as espingardas levantadas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .