Altos Voos
Programa de informação sobre a Escola de Aviação GAir, instalada no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, propriedade do grupo multinacional de formação e treino de pilotos e mecânicos aeronáuticos “L3 Commercial Training Solutions”, e o seu impacto na cidade e na população local, uma reportagem da autoria da jornalista Marta Jorge.
Resumo Analítico
Criança brinca com avião de papel alternado com breves depoimentos de pilotos; Sara Soares, aluna, dirige-se para avião, refere o sonho de ser piloto, ouve as indicações do professor, faz os preparativos para o seu primeiro voo e conduz avião monomotor sob a planície de Ponte de Sor; alunos apresentam-se para a câmara alternado com Peter Jorge e Lisette van Schaik, alunos, exemplificam como se faz o nó da gravata da farda, observa os aviões estacionados no aeródromo, recordam o sonho de serem pilotos desde crianças e as condições da escola. 05m41: Avião circula no aeródromo; estudantes no interior das instalações da escola, na aula de meteorologia lecionada em inglês e fazem visita ao hangar onde estão estacionados os aviões da escola sob a orientação do instrutor, destacando-se o logotipo da empresa “L3 Commercial Training Solutions”; depoimento de Mário Spínola, diretor europeu das Academias L3 alternado com exterior do aeródromo, alunos estudam na sala de estudo, vistas aéreas e avião em voo. 08m43: Depoimentos de Rosa Sérgio e de moradores na freguesia de Tramaga sobre a importância da escola e da presença dos alunos na cidade; Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, em que destaca o impacto da escola nos indicadores do emprego e da educação da região alternado com Sónia Tomás refere a sua chegada à cidade, devido às circunstâncias da sua vida, e deixa a filha na escola; Sara Soares e professor durante voo e aterragem do avião; alunos aguardam Sara que elogia a experiência; Francesco experimenta o simulador de voo sob a orientação do instrutor Pedro Cruz que explica em que consiste e os objetivos do simulador. 12m30: Alunos em sala de estudo, sala de aula e na sala de convívio onde jogam matraquilhos; fachada e exterior do Campus Aeronáutico de Ponte de Sor; Lisette van Schaik no seu quarto; estudantes e instrutores almoçam no restaurante “The Wright” alternado com Maria Trindade Durão, cozinheira, apresenta a ementa e refere as preferências dos clientes; estudantes utilizam o serviço de shuttle entre Tramaga e a cidade de Ponte de Sor; placa e vistas gerais de Ponte de Sor destacando-se as instalações da fábrica da Delphi; arte urbana em mural. 15m36: Avião em voo sob zona de pasto; Cyril Soans e a Arnita Soans, pais do estudante Darryn Soans, visitam a cidade e experimentam a doçaria portuguesa; jovens caminham na cidade; Alexandra Costa, proprietária de Loja e Confeitaria, e Cristina Gomes, proprietária de Mini Mercado, destacam a presença dos jovens na cidade; Fernando de Albuquerque, proprietário de imobiliária, entra no seu escritório e refere o impacto da escola no seu negócio ilustrado com cartazes a informar que as casas estão vendidas e edifícios de habitação. 18m06: Vistas de Ponte de Sor; Hugo Hilário afirma que a cidade ainda não possui estrutura adaptada às exigências da situação, ilustrado com exterior e fachada do Teatro Cinema de Ponte de Sor; exterior da Igreja Matriz; depoimentos de taxista e habitante de Ponte de Sor; vistas da cidade; imagens de arquivo alusivas ao conflito e agressão que envolveu os filhos do embaixador do Iraque e Rúben Cavaco, jovem português de 15 anos, em agosto de 2017; exterior e interior do cabeleireiro de homens e barbearia “JR” onde Bruno Machado espera que João Relvas lhe corte o cabelo ao mesmo tempo que este refere o impacto que a academia tem no seu negócio; lua cheia; jovens jogam ténis e jantam no restaurante local de Vítor Santos; exterior do Hotel Ponte de Sor de onde saem Cyril e Arnita Soans, acompanhados pelo filho Darryn Soans. 20m57: Florbela Nunes, rececionista no hotel, atende telefone na receção e refere a contribuição da academia e do aeródromo para a reabertura do hotel; Darryn, Cyril e Arnita Soans recordam as primeiras referências portuguesas que aprenderam e as vantagens do campus; gado caprino junto das instalações aéreas; aviões na pista e hangar; exterior e interior da fábrica “Tekever” onde trabalhadores fabricam drones e Vítor Martins refere os principais clientes e as vantagens da fábrica estar sediada em Ponte de Sor; avião circula na pista. 23m19: Sala de informação de voo onde se efetua o controlo do tráfego aéreo; aterragem de avão na pista; António Medeiros, aluno, recorda o seu primeiro voo, prepara o seu plano de voo e inspeciona o avião CS-DGX juntamente com o instrutor Martinho Martins e refere o empréstimo que os pais contraíram para lhe pagarem o curso na escola; depoimento de Mário Spínola; descolagem de avião; Neha Mathew, aluna, refere que o seu sonho é trabalhar para a companhia aérea da “Emirates” e a vontade de ser um exemplo para outras raparigas; José Guedes, da manutenção, monta escape de avião e destaca a importância da manutenção dos aviões. 26m41: Francisco Romão, chefe da manutenção, inspeção aeronave no hangar e refere o funcionamento do serviço; montagem de peças e avião; José Guedes destaca a importância e responsabilidade do trabalho na aviação; descolagem de avião; Pedro Cruz define o que é ser piloto; António Medeiros conduz e aterra avião e conversa com Martinho Martins; vista em movimento de pista e das imediações da escola alternado com Neha Mathew, Lisette van Schaik, António Medeiros e Peter Jorge comentam a sensação de voar e conduzir um avião.