Geração Y
Programa de informação sobre a Geração Y, também conhecida pela geração do milénio ou dos “millennials”, a das pessoas nascidas entre 1980 e 1996 num contexto social marcado pelo desenvolvimento e avanço tecnológico e económico, e a implementação das novas plataformas de informação que marcam a vida social e profissional, uma reportagem da autoria da jornalista Sandra Vindeirinho.
Resumo Analítico
Inês Xeres, empregada de mesa (26 anos), tira fotografias com o telemóvel e confessa não conseguir viver sem ele; Nuno Castro, estudante (21 anos), conversa com mulher e refere a disponibilidade dos pais para o irem buscar; Laura Rio, consultora (26 anos), no seu local de trabalho e valoriza a liberdade; imagens aceleradas alternado com movimento de rua em Lisboa; representações da “Geração Baby Boomer 1946-1964”, “Geração X 1965-1979” e “Geração Y 1980-1996”. 04m13: Sérgio Lee, da “Millennials Survey 2017” da empresa Deloitte, refere os estudos efetuados sobre a geração dos millennials; imagens aceleradas de Inês no seu quotidiano alternado com Florbela Borges, da “Geração Millenials” da empresa Multidados, refere caraterísticas da geração y; Inês estende roupa, mostra as fotografias (em formato digital) que tirou na sua viagem à Tailândia, comenta a sua relação com as redes sociais nomeadamente o Instagram e refere o seu percurso profissional. 08m27: Laura refere a importância da liberdade e leveza da geração y e de puder largar tudo e mudar de vida quando quiser alternado com imagens aceleradas e jovens trabalhadores trabalham na empresa de consultoria “EY Portugal”, antiga Ernst & Young ; Margarida Dias, diretora de recursos humanos da EY, refere a presença de trabalhadores “millenials” em Portugal e na empresa, destaca e elogia algumas caraterísticas da geração e o facto da idade de “carreira para a vida” não fazer parte dos planos dos “millenials” alternado com funcionários da consultoria, imagens aceleradas e Laura faz pausa de almoço com os colegas e durante horário laboral. 12m44: Nuno ouve música em vinil no quarto, conversa com os pais, João Castro e Irene Castro, que recordam os tempos de juventude rebeldes e “punk”, o facto de não haver telemóveis, a iliteracia digital, a relação familiar e a utilização de novas tecnologias, prepara refeição, vê vídeos de música no You Tube, refere a sua relação com as novas tecnologia e os problemas de ansiedade que afetam as gerações mais novas; imagens aceleradas. 17m21: Inês afirma que está sempre “online” e que não consegue estar sem telemóvel e refere a aplicação “Tinder”; representação da Geração Y; Florbela Borges refere o tipo de relações amorosas características dos millenials; Laura sai do trabalho, mexe no telemóvel e anda de bicicleta pela cidade; Sérgio Lee refere o conceito de “freelancer” como a preferência da geração y e a necessidade das empresas se adaptarem a esta ideia; imagens aceleradas. 20m45: Laura encontra-se com amigas; imagens aceleradas; Florbela Borges refere o tipo de compras que os jovens fazem e o seu impacto na economia alternado com pessoas utilizam computador e telemóvel, imagens aceleradas e Nuno conversa com colegas na escola, refere a atenção atribuída às compras que se fazem e a forma como o marketing vai ter de se adaptar a este novo público e participa em aula de karaté. 22m35: Imagens aceleradas alternado com Laura, juntamente com o namorado, recebe amigos em sua casa e mostra a receita que seguiu para o jantar; Inês faz viagem com a aplicação do Uber e celebra o seu aniversário com amigos; Nuno assiste a concerto e encontra-se com os pais que lhe dão boleia para casa; imagens aceleradas; Margarida Dias refere qual acha ser o maio desafio para lidar para a geração y e aspetos característicos da geração Z alternado com representação da “Geração Z 1997-2012”. 26m47: Florbela Borges refere as vantagens que a geração z poderá trazer para a sociedade de consumo; representação da geração z; Nuno convive com a irmã Margarida (3 anos mais nova) e refere a diferença da sua geração em relação à geração z.