O Grande Túnel
Programa de informação sobre o Túnel da Serra do Marão, situado na autoestrada entre Amarante e Vila Real, cujas obras de construção demoraram sete anos mas que permite criar uma alternativa ao Itinerário Principal do Norte (IP4), uma reportagem da autoria do jornalista Pedro Oliveira Pinto.
Resumo Analítico
Imagens aceleradas de nevoeiro e montes; depoimentos sobre a construção do túnel e respetivas vantagens alternado com autoestrada vista a partir de automóvel em movimento; túnel; veículos das obras e trabalhadores da construção na entrada e no interior do túnel alternado com travessia pelo túnel em automóvel com grafismos; André Oliveira, coordenador da obra, refere os desafios da construção; grafismo ilustrativo do percurso do IP4 e do Túnel do Marão; movimento de automóvel em troço de estrada. 02m52: Entrada de passageiros numa camioneta com destino a Bragança com paragem em Vila Real, numa estação de camionetas no Porto; autoestrada vista a partir do interior da camioneta alternado com Patrícia Cunha, educadora de infância, que refere as condições atmosféricas que afetam a referida viagem e Fátima Fonseca, trabalhadora do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), recorda situações a que assistiu no IP4; Jorge Azevedo, motorista da “Riodonorte”, destaca as condições atmosféricas presentes. 05m15: Imagens de arquivo de árvores, estrada e encostas cobertas de neve, movimento de automóveis entre os quais camiões limpa-neves dos bombeiros e de declarações de condutores no Alto de Espinho; Fátima Fonseca recorda situação em que esteve presa na estrada por causa da neve; Manuel Fraga e José Santos, condutores de camiões limpa neves, fazem manobras com os limpa-neves e respetivas lâminas e lançamento de sal alternado com declarações de Manuel Fraga. 06m53: Equipamentos do centro de assistência e manutenção da “Autoestradas XXI”, concessionária do IP4; Pedro Araújo, diretor executivo da “Autoestradas XXI”, destaca a situação de acumulação de tráfego o que dificulta a ação dos limpa-neves; veículos das obras e trabalhadores da construção do túnel; folha com indicação de perigo; equipas de escavação e trabalhadores fazem os últimos retoques e interior do túnel alternado com André Oliveira que explica o processo de perfuração durante a escavação e do escoamento de águas. 09m19: Serra do Marão e túnel; camiões em movimento; trabalhadores com empilhadoras transportam mercadorias para camiões da “Reconco”, empresa de materiais de construção em Bragança; Luís Rio, gerente da Reconco, refere os objetivos da empresa e as vantagens da utilização do túnel pelos veículos da empresa alternado com camião TIR na estrada e numa estação de serviço; Paulo e Alexandre, camionistas da “Reconco”, referem o horário de trabalho, os custos de combustível decorrente da travessia do Marão e o desgaste dos veículos, ao mesmo tempo que conduzem os respetivos camiões. 12m30: Vista e movimento de rua em Bragança; túnel; Eduardo Malhão, Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Bragança, comenta o possível fomento do investimento na região de Trás-os-Montes advindo da utilização do túnel; camiões percorrem autoestrada; veículos estacionados em quartel de Bombeiros Voluntários da Cruz Branca (BVCB) em Vila Real; bombeiro conduz carrinha; oficiais dos bombeiros recordam acidentes rodoviários ocorridos na estrada à medida que vão passando de automóvel nos locais em questão; separadores centrais na autoestrada. 15m25: Luís Bastos, da Associação de Utilizadores do IP4, refere as medidas de prevenção de acidentes rodoviários com destaque para os cartazes utilizados numa exposição organizada no âmbito do Dia Mundial da Memória das Vítimas da Estrada, refere as mortes desnecessárias que já ali ocorreram e salienta a utilidade do túnel enquanto forma de evitar mais acidentes rodoviários; pino e faróis de veículo dos BVCB. 17m12: Orlando Matos, comandante dos BVCB, conversa e caminha junto a autoestrada, com oficial dos bombeiros e admite que os BVCB ainda não estão preparados para responder a situações de acidente no túnel; trabalhadores das obras e veículos de construção no interior do túnel; câmara de vigilância e megafones instalados no túnel alternado com André Oliveira que refere aspetos da mensagem de voz a ser transmitida pelos megafones e a água disponível na boca de incêndio; ventiladores, cabo de fibra laser, sensores ambientais (tapados), boca de incêndio e galerias de emergência nas paredes do túnel. 19m46: Travessia pelo túnel em automóvel; André Oliveira refere a forma como as galerias e passagens de emergência vão estar sinalizadas e explica o procedimento de evacuação a seguir após a entrada nas mesmas; imagens aceleradas do interior do túnel; escavadora em movimento e trabalhadores na entrada do túnel. 21m07: Imagens de arquivo de garrafas da “Água do Marão” em linha de montagem, das fases da construção do túnel e respetivos trabalhadores; imagens aceleradas do interior e da saída do túnel; placa de estrada a assinalar existência de túnel; grafismos ilustrativos de partes da obra adjudicadas aos consórcios “Opway”, “Ferrovial-Agroman” e “Teixeira Duarte” e do total de custos da obra. 22m19: José Carvalho e Fernanda Carvalho, moradores da Campeã, observam uma das entradas do túnel a partir de sua casa, destacam os aspetos negativos da obra e como estes influenciaram a sua vida alternado com movimento de camiões na povoação; José mostra medicação que teve tomar devido ao nervosismo e ansiedade que a obra lhe provocou; plano de mãos com colher de pau a mexer sopa e a cortar batatas; Maria do Carmo, cozinheira do “Restaurante da Feira”, comenta as refeições disponíveis no estabelecimento ao mesmo tempo que tempera carnes. 24m48: Veículos estacionados junto a restaurante na freguesia de Campeã; trabalhadores do túnel e populares no restaurante; Maria do Carmo e Mário Brás e José Teixeira, trabalhadores do túnel, comentam o impacto do final das obras no restaurante; túnel; nevoeiro.