Personagens Conselheiras

00:18:45

Um programa dedicado pelo professor José Hermano Saraiva a alguns personagens que na literatura portuguesa desempenharam o papel de conselheiro. Com a participação do ator Pedro Pinheiro.

  • Nome do Programa: Personagens Conselheiras
  • Nome da série: Coisas do Mundo
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Hermano Saraiva, Pedro Pinheiro
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Ana Martins Varela. Realizador: Fernando Midões.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Hermano Saraiva informa que este é o último episódio da série "Coisas do Mundo" gravado no estúdio 3 da RTP, fala do prazer que o programa lhe deu, agradece o apoio dos telespectadores e apresenta o tema de hoje; Pedro Pinheiro representa em estúdio o Conselheiro Acácio, personagem da obra "O Primo Basílio", de Eça de Queiroz, que representa a convencionalidade e mediocridades dos políticos e burocratas portugueses dos finais do século XIX, personagem amiúde utilizada para designar a postura de pseudo intelectuais, dando origem ao termo acaciano; José Hermano Saraiva diz que atualmente o Conselheiro Acácio representa a voz solene, dogmática da classe média. 09m09: Quadro do pintor Jorge Brandão que representa António Conselheiro, místico rebelde e líder espiritual sebastianista de arraial de Canudos no Brasil; José Hermano Saraiva explica o significado do quadro e da importância que teve António Conselheiro; fotografia a preto e branco de António Conselheiro morto; José Hermano Saraiva compara "Beato Salu", personagem da telenovela "Roque Santeiro", com António Conselheiro; José Hermano Saraiva diz que o seu conselheiro predileto é o livro do Rei de Portugal Dom Duarte, O Leal Conselheiro e explica porquê; José Hermano Saraiva explica a origem e o significado da palavra jagunço. 17m48: José Hermano Saraiva dirige-se aos jovens e compara a leitura abundante com a riqueza de uma escala sonora, apelando à leitura dos jovens, diz que nunca quis ser um conselheiro e que os conselhos são um desrespeito pela independência pessoal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .