Ateadjogo: O Povo Perfeito – Parte I

00:27:49

Primeira parte do programa sobre o povo Ateadjogo, natural do arquipélago dos Bijagós, situado ao largo da Guiné-Bissau.

  • Nome do Programa: Ateadjogo: O Povo Perfeito
  • Nome da série: Gente Remota
  • Locais: Guiné-Bissau
  • Personalidades: Isabel Silva Costa
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria, Apresentação e Realização: Isabel Silva Costa.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Gravuras antigas de África; praia, pequenos barcos e construção destes; mercado sob um grande embandeiro; 05m45: vivo da jornalista Isabel Costa. 06m35: Porto de Pidjguiti, em Bissau, barco faz a ligação comercial entre o continente e as ilhas; grupo de mulheres, as bideiras, carregam as mercadorias e iniciam a venda de bebidas frescas e de fruta; cabine de um barco, Comandante inicia as manobras, barco afasta-se do caís; convés, bideiras cantam e dançam durante a viagem; desembarque na ilha de Bubaque; maré vazia; cordas são atadas a um enorme embondeiro; fábrica de óleo de palma desactivada; árvore onde se realizam as cerimónias religiosas; interior de uma igreja católica, freira celebra a missa; cânticos religiosos. 11m28: Depoimento de Luigi Scantamburlo, Padre italiano residente na Guiné à vários anos, sobre o mundo religioso dos Bijagós; várias estatuetas de madeira que representam os espíritos. 13m15: Aldeia, tabanca de bijante, ao centro uma enorme árvore; mulheres constroem cabanas com paredes de adobe e telhado de colmo; cabanas diferentes dada a sua função, celeiro, santuário-baloubas; mulher faz uma saía, com fibras de árvores, cujas cores e efeitos diferem de ilha para ilha; várias atividades, nos arrozais, na praia a recolher bivalves, nas palmeiras a recolher dendem até cozinhar o óleo de palma, pesca artesanal; ilha de Orango; depoimento do Padre Luigi sobre a religião dos Bijagós intercalada com pinturas nas paredes exteriores das cabanas com a história dos Deuses. 22m38: Pequena embarcação faz a ligação com a ilha de Uno e de Orango. 23m23: Tabanca de Eticoga e dos santuários, das mulheres e do chão, da terra; cerimónia da sementeira; exterior da casa real de Orango. 25m34: Rei de Bubaque, tabanca e bruce; depoimento de Augusto Coia, régulo, sobre as suas funções. 27m52: Cerimónia do arroz; sacerdotisa, designada pelo rei, e um grupo das mulheres grandes, no santuário.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .