Navio-Escola Sagres

00:22:16

Documentário sobre a vida quotidiana e as tarefas executadas pela tripulação do Navio-Escola "Sagres" da Marinha Portuguesas, durante a viagem de formação dos cadetes do primeiro ano da Armada Portuguesa.

  • Nome do Programa: Navio-Escola Sagres
  • Nome da série: Navio-Escola Sagres
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Navio-Escola Sagres navega em alto mar destacando-se a bandeira nacional portuguesa, marinheiros na proa observam o mar, manobra de lemes e marinheiros içam escaler (com voz off de Manuel Freire a cantar "Poema da Malta das Naus" de António Gedeão). 05m42: Oficial consulta bússola e marinheiros executam várias tarefas de manobras da roda de leme, cordas e cabos; tripulação em sentido observa a passagem do navio NRP Limpopo (P1160); marinheiros içam bandeiras e execitam manobra de cabos metálicos (acompanhada em off pelo tema instrumental "Porto Santo" de Carlos Paredes, declamação do poema "Vagabundo do Mar" de Manuel da Fonseca, interpretação dos temas "Porto Santo" e "A Ponte e o Rio" de Carlos Paredes). 08m40: Marinheiro utiliza binóculos para confirmar a aproximação do navio-escola a terra e membros da tripulação recolhem cartuchos; mastros com velas recolhidas; marinheiro toca corneta e o Capitão-Fragata José Fernandes Martins e Silva ordena disparos das peças de fogo de estibordo e bombordo alternadamente. 10m49: Vista de terra; tripulação prepara a operação de atracagem que inclui manobra de cabos e da roda de leme e a utilização de barco rebocador para alcançar a costa terrestre; marinheiros aguardam na proa pela chegada do navio ao Porto de Lisboa; navio-escola é escoltado por dois barcos rebocadores até ao cais marítimo e operação de assentamento do navio (docagem); proa, mastros, velas e planos gerais do navio. 16m40: Interior do navio-escola, nomeadamente a sala nobre, sala de refeições, cozinheiros preparam refeições na cozinha, tripulação come no refeitório, coberta (sector do alojamento destinado aos cadetes), marinheiros responsáveis pela comunicação, casa das máquinas e marinheiro lê correspondência; pintura representativa do navio-escola. 19m45: Tripulação prepara-se para partir de Lisboa, incluindo marinheiros manobram cabos e marinheiro sobe o mastro para o posto de vigia; vista aérea do Navio-Escola Sagres em alto mar; pormenor da bandeira portuguesa; Navio-Escola com as velas içadas a exibir a Cruz de Cristo; pormenor da escultura do Infante Dom Henrique na proa (acompanhado em off com declamação do poema "Vagabundo do Mar" de Manuel da Fonseca e a peça instrumental "Porto Santo" de Carlos Paredes).

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .