Caminhos de Ferro
O professor José Hermano Saraiva traça uma panorâmica abrangente da história dos caminhos de ferro portugueses, desde que Fontes Pereira de Melo desencadeou o processo da sua instalação, até às obras de construção da Gare do Oriente, na zona da Expo 98 em Lisboa.
Resumo Analítico
Locomotiva a vapor; 04m40: Virgílio Ferreira, escritor contemporâneo, falecido; 05m37: secção museológica de Santarém; 06m32: fotografias antigas de locomotivas; interior do museu; peças de museu relacionadas com a indústria ferroviária; 07m36: retrato emoldurado de Fontes Pereira de Melo, responsável pela instalação da rede ferroviária em Portugal; 11m48: miniaturas de comboios e estações ferroviárias antigas; pintura retratando a estação de Pedras Rubras; 12m48: locomotiva construída em Inglaterra e que serviu para conduzir o comboio da realeza portuguesa; 14m30: gráfico de estatísticas comparativas entre a quantidade de passageiros e de mercadorias transportadas, em 1900 e em 1996; 15m04: estação de comboios: comboio de passageiros e comboio de transporte de automóveis parados paralelamente; 16m03: interior de uma locomotiva real; pormenores interiores; fachada da locomotiva real; pormenores exteriores; 17m59: Primeira Guerra Mundial; 19m25: locomotiva oferecida pela Alemanha a Portugal como indemnização, no final da Primeira Guerra Mundial; 19m46: fotografia antiga do quotidiano numa estação de comboios; 20m54: mulher conduz carro de bois; 21m42: retrato do escritor Alexandre Herculano; 21m58: diferentes regiões de Portugal; 22m27: estação do Entroncamento; Entroncamento; locomotiva antiga; 24m27: tráfego sobre a Ponte 25 de Abril, em obras de reestruturação; comboio de passageiros da linha do Estoril em movimento; 27m46: comboio de passageiros atravessa a Gare do Oriente em obras.