A Cultura em Portugal
Programa sobre o contributo da Fundação Calouste Gulbenkian no desenvolvimento da Educação e da divulgação da Cultura em Portugal, e a importância das campanhas de alfabetização dos alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Resumo Analítico
Depoimentos do ator e encenador Carlos Wallenstein, assistente da Direção do Serviço de Belas Artes da Secção de Teatro da Fundação Calouste Gulbenkian, de Madalena Azeredo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian e de João Bénard da Costa, assistente da Direção do Serviço de Belas Artes, da Secção de Cinema da Fundação Calouste Gulbenkian, sobre a grandeza da Fundação, o fomento de interesse do público pela música e os grandes sectores de atividade da Fundação, como a arte, educação, ciência e assistência. Praça de Espanha, pessoas a caminhar em carreiros e tráfego. Vista geral e fachada da Fundação Calouste Gulbenkian; rega de aspersão em diversos pontos do jardim; jardineiro a trabalhar; vista da Avenida de Berna a partir do jardim; Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão; anfiteatro ao ar livre; pessoas a passear no jardim; estátua do fundador Calouste Sarkis Gulbenkian; átrio do Museu Calouste Gulbenkian; zona de repouso; área de acesso ao auditório; galeria de exposições temporárias e quadros expostos; assembleia geral de trabalhadores no auditório, elementos da mesa de costas; elemento da mesa lê a ordem de trabalhos; sala. 09m27: Sala de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, projeção de filme; faixa com Campanha Nacional de Alfabetização e Educação Sanitária; alunos reunidos; informação afixada sobre alfabetização; depoimentos alternados de Rosa Macedo, assistente da Direção de Serviços de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian, e de alunos da Faculdade de Medicina, sobre a educação como sector de atividade da Fundação, a educação pré-escolar e a preparação de pessoal docente; o analfabetismo em Portugal e o absentismo escolar. Depoimento de Madalena Azeredo Perdigão sobre a preparação de professores, a iniciação musical de crianças, o patrocínio de cursos em instituições e o apoio à criação de conservatórios. 14m02: Depoimentos alternados de alunos de Medicina e de Rosa Macedo, sobre a percentagem de analfabetos nos distritos do Sul do país e nas colónias portuguesas, os desvios do orçamento do Estado para a guerra colonial em detrimento da saúde e da educação, o rejuvenescimento do país com a Revolução de 25 de Abril de 1974, e as trocas culturais com as populações; a importância das bibliotecas fixas e itinerantes, as bolsas de estudo, a rigidez das estruturas e a falta de comunicação entre os diversos sectores da Fundação e a sua reestruturação através de saneamentos, o papel interventivo da Fundação a nível das necessidades nacionais nos campos da arte, da ciência e da educação. 20m09: Depoimentos intercalados de Benjamim Marques, encenador e animador cultural, e de alunos de Medicina sobre o estrangulamento da cultura e da educação pelo fascismo, a necessidade urgente de reestruturar Portugal, a criação de um Centro Cultural Popular português, a ligação da arte ao quotidiano, a cultura como arma dos oprimidos e a forma de a fazer chegar aos trabalhadores através de organismos representativos do povo português; a escolha das Beiras, Trás-os-Montes e Minho para a campanha de alfabetização por serem locais mais abandonados e isolados e o projeto de levar às populações animação cultural. Anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, bancadas, pessoas sentadas a ler e criança a brincar no palco; pessoas a passear no jardim; jardim. 28m42: Depoimento de Teresa Gomes Ferreira, diretora do Museu Calouste Gulbenkian sobre as funções do museu e o tipo de público; jardim a partir do interior do edifício; fachada do Museu; Madalena Azeredo Perdigão recorda os festivais Gulbenkian de música como formas eficazes de democratizar a música; Teresa Gomes Ferreira fala das iniciativas do programa de extensão cultural do museu e da importância dos museus para a divulgação da cultura. Salas de exposição. Depoimentos intercalados de Carlos Wallenstein, Madalena Perdigão, João Bénard da Costa e Teresa Gomes Ferreira, sobre os subsídios atribuídos pela Fundação a companhias de teatro, o teatro amador, a cedência de material cénico, a reformulação da ação do teatro enquadrada na política governamental, a realização do Ciclo de Teatro Popular Tradicional; a ação da Fundação na política de descentralização da cultura musical, o preço dos bilhetes, a edição e o estudo de música antiga; a Secção de cinema da Fundação, a criação do Centro Português de Cinema subsidiado pela Fundação; a animação dos museus. Ilustrações de publicações; pautas de música; capas de discos; fotografias do "Auto de Floripes", "Os Sete Infantes de Lara" e "Tiroli", integrados no Ciclo de Teatro Popular Tradicional no anfiteatro ao ar livre; máscaras da peça "Tiroli". 43m24: Teresa Gomes Ferreira explica que o museu é de todos, vive da participação de todos e espera a visita do maior número possível de pessoas; jardim, escadaria de acesso ao museu. Benjamim Marques relata um episódio pitoresco ocorrido num espetáculo.