Em Nome de Deus – Parte I

00:24:25

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre a importância das ações humanitárias dos Missionários Combonianos junto de refugiados e das populações das regiões do Rungu e do Dungu, na República Democrática do Congo e na região de Nzara, no Sudão, uma reportagem da autoria do jornalista José Manuel Silva.

  • Nome do Programa: Em Nome de Deus
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: República Democrática do Congo
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: José Manuel Silva. Produção e Realização: Olga Toscano.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

República Democrática do Congo, mulheres e crianças a passarem numa ponte sobre o Rio Mobocandi, plano de Carlos Neves, Missionário Comboniano a conduzir um jeep. Grafismo de mapa da Republica Democrática do Congo com delimitação de fronteiras dos países vizinhos e localização da cidade de Kinshasa e da região do Rungu. Região do Rungu, plano de uma aldeia de palhotas e mulher a transportar balde de plástico sobre a cabeça; mercado de rua do Rungu, Missionário Carlos Neves a fazer compras, vendedores de fruta e de larvas, vendedora de peixe seco, banca de venda de lápis, sabonetes, cadernos, chinelos; barbeiro de rua, plano geral do mercado. 11m09: Paróquia e Missão do Rungu, plano geral dos edifícios da Missão, Missionário Carlos Neves a estabelecer contacto com outro rádio-amador, residentes da missão a arranjarem rodas de bicicletas intercalado com entrevista a Carlos Neves, Missionário Comboniano. Igreja Comboniana, exterior e planos no interior durante a realização de uma missa, fieis a entoarem cântico religioso acompanhados por um grupo musical, Missionário Carlos Neves a proferir homilia, fieis a tomarem a hóstia, fieis a saírem da igreja intercalado com entrevista ao Missionário Carlos Neves. 16m54: Crianças de Raça Negra, descalças a jogarem à bola; Carlos Neves a falar com crianças que frequentam um jardim infantil de uma Organização Não Governamental Italiana. Hospital de Rangu, mulheres, homens e crianças aguardam consultas; balcão da farmácia hospitalar; médico a observar criança intercalado com entrevista a René Rangu, Diretor do Hospital. 20m29: Região do Dungu , Padre Claudino Ferreira a guiar uma mota pelo meio de uma picada; Claudino Ferreira junto de um homem que se encontra doente e deitado no chão em cima de capim; homens a transportarem de bicicleta, jerricans de plástico; oficina de reparação de bicicletas; Padre Claudino Ferreira a falar com transportadores de óleo de palma; mulheres a baterem milho com pilão. Entrevista a John Kpioza, Refugiado, sobre os problemas agrícolas na região e a falta de apoios das organizações não governamentais. 25m01: Hospital da região de Rangu que serve de apoio aos refugiados do Sudão - médico atende pacientes; médicos a efectuarem analises a paciente que padece da doença do sono; sala improvisada para partos; doentes deitados sobre folhas de palmeiras; farmácia do hospital. Entrevista ao Padre Claudino Ferreira, sobre as condições sociais e económicas da região de Rangu. Padre Claudino reunido com uma familia congolesa, planos vários desta família junto da palhota que habitam, rapaz mostra as suas costas com marcas de chicotadas e chagas feitas por militares congoleses.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .