A Cruz do Celibato – Parte II

00:25:19

Segunda parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre as transgressões e as implicações sociais da Lei do Celibato imposta pelo Direito Canónico, uma reportagem da autoria da jornalista Rosa Veloso.

  • Nome do Programa: A Cruz do Celibato
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Setúbal
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Rosa Veloso
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: Rosa Veloso. Produção e Realização: Olga Toscano.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Casal Assumpção a passear num parque com os dois filhos, em Setúbal. Entrevista a Alberto Assumpção, ex-sacerdote atualmente casado pelo registo civil com Isabel, referindo que a Lei do Celibato sempre lhe causou apreensão desde o tempo que frequentava o seminário intercalada com entrevista a Isabel Assumpção, Enfermeira. 04m53: Entrevista a José Lança, Professor sobre o facto de ter exercido o sacerdócio durante vários anos até à data que conheceu a sua atual mulher Maria Lança intercalada com fotografias de José Lança enquanto Padre e entrevista a Maria Lança. 07m37: Rogério Carpantier na Igreja Matriz de Silves a ajudar à missa e a caminhar ao lado da sua mulher invisual Virgolina Carpantier. Entrevistas a Rogério e Virgolina Carpantier sobre a forma como se conheceram, a Lei do Celibato e o quotidiano da família intercalado com planos da casa do casal; fotografias dos filhos e Rogério Carpantier no Salão Paroquial da Igreja de Silves. 11m59: Imagens a preto e branco de Angra do Heroísmo em 1960: vista geral da cidade e plano do exterior da Igreja matriz intercalado com entrevista a Artur da Cunha Oliveira, Diretor de uma rádio local, ex-sacerdote, mencionando ter solicitado ser dispensado do exercício do sacerdócio e das obrigações inerentes. Fotografias de Artur da Cunha Oliveira e da sua mulher. 15m11: Casa Nossa Senhora do Carmo, Fátima, pessoas a comerem num refeitório (encontro promovido pela igreja portuguesa de convívio de ex-padres que atualmente estão casados) intercalado com entrevista a Cónego Filipe, Pároco de Évora, referindo que os padres ao contraírem matrimónio não estão a cometer nenhum crime e dando a conhecer a formação da Associação Fraternitas, que tem como fim promover o encontro e ajudar ex-sacerdotes que contraíram o matrimónio. Casal Maria e Saúl de Sousa, Pároco da Igreja das Mercês, único Padre Católico casado e com permissão para exercer o sacerdócio em Portugal; Igreja das Mercês em Lisboa. Entrevistas a populares sobre a Lei do Celibato e a Saúl de Sousa mencionando como foi o seu percurso religioso e como foi possível chegar a Padre apesar de ser casado intercalada com planos de Saúl de Sousa a dar uma missa na Igreja das Mercês. 20m24: Peso da Régua; Padre, viúvo de 86 anos de idade, a passear na cidade e a cumprimentar populares. Entrevista a Padre Mário Oliveira, diretor do Jornal "Fraternizar" exprimindo a sua opinião sobre a politica e ação da igreja católica, que considera conservadora e opressiva, em contraste com o seu ideal de liberdade e vivência que em seu entender, deve tornar a igreja mais ágil e mais atualizada em relação ao modo de vida praticado no quotidiano intercalada com imagens do Padre Mário Oliveira a escrever ao computador, plano do Jornal "Fraternizar" e gráfico com indicadores do número de Padres e Bispos existentes em Portugal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .