O Salto no Escuro – Parte I

00:11:13

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre o aumento do suicídio em Portugal, provocado pela angústia, desespero, stress, desemprego e divórcio, uma reportagem dos jornalistas Luís Pereira de Sousa e Alexandra Borges.

  • Nome do Programa: O Salto no Escuro
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Luís Pereira de Sousa, Alexandra Borges
  • Temas: Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalistas: Luís Pereira de Sousa e Alexandra Borges. Produção: Isabel Carvalho. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Lisboa, 29 de Maio de 1996, homem sentado no beiral de uma janela de um sexto andar de um prédio, ameaça suicidar-se; bombeiros, polícias e população observam a ocorrência; de uma janela lateral à do suicida, mulher tenta convencer o mesmo a não saltar; plano próximo do homem com a face com sangue; agente da polícia pede o envio de um psicólogo ou de um psiquiatra para o local. 05m59: Planos próximos de vários idosos; mulher junto da campa do cantor James Douglas Morrison; excerto de um clip de vídeo do Cantor James Morrison; militares a tentarem controlar revolta de manifestantes, num país de África. Imagens de Arquivo a preto e branco do cantor Elvis Presley, enterro de uma pessoa nos Estados Unidos da América. 07m13: Interior de um laboratório com analistas a efetuarem testes; gráfico de listagem de países onde ocorre o maior número de suicídios; Movimento de rua, na Rua Augusta, em Lisboa; toxicodependentes a fumarem droga; folhas com descrições de clausulados de contratos de seguros; carta de um suicida para familiares; jazigos e campas num cemitério; entrevista ao Padre Dâmaso sobre as exéquias religiosas em caso de suicídio. 09m43: Residentes do prédio a espreitarem à janela; concentração de populares na rua defronte ao prédio onde o homem encontra-se sentado no beiral da janela; polícia a dar indicações para que os moradores do prédio não entrem em contacto com o suicida. 10m21: Painéis de vitrais com a representação da Justiça, entrevista a Calisto de Melo, advogado, referenciando um decreto de lei que pune, quem proclame ou induza qualquer indivíduo ao suicídio; recortes de jornais que dão conta de suicídios; fotografias de três jovens que se suicidaram, lançando-se do Viaduto Duarte Pacheco em Lisboa. 11m52: Declarações de Alves Gomes, psiquiatra, sobre as alterações comportamentais e os hábitos dos adolescentes intercalado com imagens de rapazes e raparigas a jogarem à bola numa praia, copo de cerveja preta a ser tirada à pressão. 12m50: Recortes de artigos de jornais sobre atos suicidas; entrevista com ocultação de imagem de um Voluntário da Linha S.O.S Voz Amiga sobre o tipo de chamadas recebidas e as preocupações e o desespero de quem liga para esta instituição intercalado com grafismo de um panfleto da S.O.S Voz amiga com a sobreposição de difusão de uma gravação de um telefonema de uma mulher que procura ajuda de um voluntário da instituição. 14m20: Planos próximos de pessoas sentadas em bancos de jardins. 14m30: Ameaça de suicídio de um homem, num prédio de Lisboa, homem agarrado ao beiral de uma janela com o corpo todo exposto no exterior do edifício; populares a olharem para cima; bombeiros a retirarem do passeio, placa de sinal de trânsito; homem agarrado ao beiral da janela a falar com uma amiga que se encontra na janela adjacente.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .