Cabinda Independência ou Morte – Parte II

00:20:06

Segunda parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre o enclave de Cabinda e o movimento "Frente de Libertação do Enclave de Cabinda - Forças Armadas de Cabinda" (FLEC-FAC) que luta pela independência deste território, uma reportagem do jornalista José Manuel Silva.

  • Nome do Programa: Cabinda Independência ou Morte
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Angola
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, José Manuel Silva Levy
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: José Manuel Silva. Locução: Jorge Moreira. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Aquartelamento da FLEC-FAC no enclave de Cabinda, mulheres a amamentarem bebés; enfermaria, pesagem de uma criança com o umbigo proeminente; pesagem de bebé; criança a tomar medicação; cabanas que funcionam como local de apoio clínico; criança que sofre de poliomielite; mulheres sentadas e com crianças ao colo; plano próximo de dois homens a andarem com o apoio de canadianas e ambos com uma das pernas amputada; criança vitima de bombardeamento acamada intercalado com declarações de Alexandre Bachi, Responsável de Saúde e João Aleixo, ex-guerrilheiro. 06m31: Grupo de guerrilheiros da FLEC-FAC numa incursão na floresta; aquartelamento do Estado Maior Geral das FLEC-FAC, na região de Necuto; aquartelamento; guerrilheiros em parada; guerrilheiros calçados com sandálias de borracha; apresentação em parada do Comandante da Base Militar, João de Deus de Amuanda; bandeira do Movimento Armado FLEC-FAC; guerrilheiros a marcharem em parada; morteiros de 82mm e metralhadoras; treino de futuros guerrilheiros; guerrilheiro a entoarem cântico intercalado com declarações de Estanislau Boma, Chefe de Estado Maior das FLEC-FAC. 10m45: Incursão de guerrilheiros das FLEC-FAC na floresta da região do Necuto - militares a atravessarem um riacho, vegetação, grupo de famílias de refugiados na mata, refugiados intercalado com declarações de Manuel Sobrinho, refugiado cabindense, enfermeiro das FLEC-FAC a distribuir medicação pelo grupo de refugiados. 13m22: Aldeia atingida pelos bombardeamentos e confrontos armados entre as FLEC-FAC e os soldados do MPLA ; casas destruídas, porco morto, cartuchos de balas de metralhadoras espalhados pelo chão, guerrilheiros a andarem na aldeia abandonada intercalado com declarações de José Veras, Comandante da FLEC-FAC. 14m31: Aldeia de Cungobotuna, casas destruídas, paredes cravejadas de balas, plano próximo de chinelos, aldeia abandonada pela população atingida por forças militarizadas do MPLA, interior de uma casa completamente vazia, paredes com graffitis feitos por soldados angolanos do MPLA, guerrilheiros, inscrição mural dando conta da presença de tropas das Forças Armadas Angolanas (F.A.A). Declarações de Estanislau Boma sobre as intenções das F.A.A. 15m36: Emboscada de guerrilheiros da FLEC-FAC, guerrilheiros; imagens noturnas de guerrilheiros a comerem junto de uma fogueira; guerrilheiros em caminhada numa floresta; grafismo de mapa do enclave de Cabinda e especificação da região do Necuto, de Bugo Zau e do rio Luango, guerrilheiros em posição para emboscada na floresta, a tomarem posição numa via rodoviária, a dispararem tiros de metralhadora, e a abandonarem local de emboscada. 18m34: Aquartelamento da FLEC-FAC na floresta do Maiombe, guerrilheiros a descansarem deitados sobre esteiras, mulheres a cantarem intercalado com entrevista a Alexandre Tati. 20m34: José Manuel Barata Feyo entrevista em estúdio o jornalista José Manuel Silva.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .