150 anos da Academia Nacional de Belas Artes

00:02:54

Retrospetiva histórica sobre a Academia Nacional das Belas Artes, em Lisboa, a propósito do seu centésimo quinquagésimo aniversário, centrada no contexto social e político em que foi criada, nos agentes culturais e nos estadistas que exerceram sobre si maior influência, e as suas principais funções pedagógicas e culturais.

  • Nome do Programa: JORNAL DAS 9
  • Nome da série: JORNAL DAS 9
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Exterior da Academia Nacional das Belas Artes; pinturas com alegoria ao espírito liberal de 1820 e com cenário bélico junto de praia; retrato de Passos Manuel, antigo Ministro do Reino e figura proeminente do Setembrismo; planta de fachada do edifício da Academia das Belas Artes de Lisboa; pintura de mão feminina que segura decreto de criação da Academia; retratos de Dona Maria II e Dom Fernando, rainha de Portugal e seu rei-consorte; retrato de Joaquim Pedro Quintela (2º barão de Quintela), mecenas da Academia; pessoas no interior do edifício; estatuetas na parede junto a escadas; átrio exterior degradado; retratos de António José de Ávila (1º duque de Ávila), Ministro das Finanças, após fim de ciclo de governos setembristas, e de Costa Cabral, antigo Ministro do Reino; corredor ladeado por paredes preenchidas com estátuas e figuras esculpidas em baixo relevo; pinturas com exterior e interior do edifício; sala decorada com mobília e pinturas de traço clássico; retrato de Fontes Pereira de Melo, antigo Ministro das Obras Públicas; pasta da Academia Real das Belas Artes de Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .