Vem Aí o Natal
Uma visita ao Museu Machado de Castro, em Coimbra. O professor José Hermano Saraiva recorda o passado deste edifício, o antigo Paço Episcopal, e inventaria algumas das peças mais valiosas do seu património museológico, associadas à história da cidade e de Portugal. A propósito da proximidade da época natalícia, é ainda destacado o conjunto de presépios que integra a coleção do Museu.
Resumo Analítico
Vista parcial de Coimbra em dia de chuva; Rio Mondego; fachadas e interior do Museu Nacional Machado de Castro, antigo Paço Episcopal; retrato de Afonso Costa, político republicano e professor universitário; claustro românico do Museu, (Século XII); fachada da Sé Velha de Coimbra; pormenores do túmulo que representa Cristo morto; peça que representa Cristo no Calvário, a Virgem com o Menino Jesus e Santo Ildefonso; quadro (Século XVI) alusivo à Rainha Santa Isabel, que nasceu no Reino de Aragão; mapa da Europa e de África, para explicar a ligação da Rainha Santa ao Conde de Barcelona; mapa com destaque para o Reino de Aragão; pormenores do quadro (pintura) da Rainha Santa Isabel, alusivos à lenda; José Hermano Saraiva, conta e interpreta a “Lenda das rosas”; gravura de Cruzados; túmulo da Rainha Santa Isabel; gravuras alusivas ao período em que a Rainha viveu, 1274-1336; pintura que representa a Rainha Santa Isabel a lavar os pés dos mendigos; estátua da Rainha Santa Isabel; imagem da Rainha Santa Isabel no Altar. 23m00: No interior do Museu Machado de Castro, José Hermano Saraiva, faz referências ao Natal; estátua que representa “Santas Mães” do Século XVI e de autor desconhecido; página de rosto do livro “Acabou-se de imprimir este livro em Leiria na véspera do Natal de MCMXXV” cujo título é “Os paineis do Infante Santo” impresso na Tipografia Central e do autor José Saraiva; gravura do livro. Presépio flamengo em relevo do Século XVI; pintura flamenga alusiva ao presépio; pintura do Século XVII, alusiva ao presépio, com destaque para os Reis Magos; presépio de figuras de barro do Século de XVIII; reprodução de fragmento de um presépio português do Século XIX.