Música da Idade Média

00:24:11

Programa dedicado à música erudita portuguesa na Idade Média, incluindo entrevista a Manuel Pedro Ferreira, especialista em música medieval, que aborda o contexto histórico e percurso evolutivo deste género musical, nomeadamente o canto gregoriano.

  • Nome do Programa: Música da Idade Média
  • Nome da série: Percursos da Música Portuguesa
  • Locais: Braga, Alcobaça, Arouca
  • Personalidades: Jorge Matta, Manuel Pedro Ferreira
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Jorge Matta. Produtor: Margarida Lucena Vale. Realizador: Nuno Garcia.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Iluminuras alusivas à música no período medieval; no Arquivo Distrital de Braga, o apresentador Jorge Matta entrevista Manuel Pedro Ferreira sobre a música da Idade Média; texto; Mosteiro de Alcobaça: excerto de Responsório Visigótico, interpretado por "Vozes Alfonsinas"; excerto de Canto da Sibila, cantado nas Vésperas de Natal, segundo a tradição bracarense, interpretado pelo grupo "Vozes Alfonsinas"; Manuel Pedro Ferreira, fala sobre as notações musicais em Portugal; exemplos de notação aquitana, num missal e fragmento de antifonário de finais do Século XII; exemplo de notação aquitana introduzida e generalizada no território português, por volta do Século XIII e XIV; exemplo de notação de origem francesa; livro de coro da Catedral de Braga, do Século XVI, com variedade em notação quadrada; interior do Mosteiro de Alcobaça, onde o "Coro Gregoriano de Lisboa" interpreta "Ofertório Gregoriano". 16m37: Fotografias a preto e branco do Convento de Arouca, da Ordem de Cister, fundado no Século X; no Convento de Arouca, Manuel Pedro Ferreira, fala sobre a música que se fazia nos mosteiros, nas catedrais, faz alusões ao canto gregoriano e à polifonia em Portugal; iluminuras; claustro e interior do Convento de Arouca; no interior do Mosteiro de Alcobaça, o "Coro Gregoriano de Lisboa", interpreta um "Intróito"; antifonário, com iluminuras no Mosteiro de Arouca; plano próximo de página do manuscrito com Hino dedicado a S. Bernardo, e que é o primeiro a ser escrito a duas vozes; no interior do Mosteiro de Alcobaça, o grupo "Vozes Alfonsinas", interpreta o "Hino a S. Bernardo", o mais antigo exemplo de polifonia em Portugal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .