Fila T

00:32:13

Programa de caráter cultural conduzido por Fernando Midões e Eládio Clímaco sobre teatro e questões relacionadas com as artes teatrais, com destaque para o encontro entre o actor Carlos Paulo e membros do grupo de teatro alternativo "Tilencos" de Toulouse, a peça de teatro "Alta Áustria" pelo Teatro da Cornucópia e a censura que a atriz Maria Della Costa sofreu em Portugal devido à peça "A alma boa de Set-Suan".

  • Nome do Programa: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Nome da série: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Fernando Midões, Carlos Paulo, Eládio Clímaco, Alice Lisboa, Jorge Silva Melo, Márcia Breia, Orlando Costa, Maria Della Costa
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Direção e Coordenação: Fernando Midões
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fernando Midões destaca os temas que vão ser abordados ao longo do programa; reportagem sobre o encontro e troca de impressões entre o ator Carlos Paulo do grupo de teatro "A Comuna" e os membros do grupo de teatro alternativo "Tilencos" durante a sua digressão por Portugal e retifica o erro de identificação ocorrido no programa anterior entre os nomes dos actores Carlos Paulo e Carlos Queiróz, da companhia de teatro "Os Bonecreiros", intercalado com o actor Carlos Queiróz a representar os papéis de Pero Marques e de Escudeiro em "A farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente. 01h10m00: Declarações de Carlos Paulo, sentado no chão juntamente com os atores da companhia de Tilencos, sobre a preocupação com o público e a importância das digressões para o conhecimento de diferentes públicos e o itinerário da digressão do Tilencos em Portugal; excerto da actuação de Tilencos; declarações em francês de membros de Tilencos, com locução simultânea em português por Eládio Clímaco e Alice Lisboa, sobre a importância e objectivos da digressão por Portugal, o teatro como meio de luta social, o enriquecimento provocado pelo contacto com diferentes públicos, a diferença na recepção do espectáculo por públicos urbanos ou rurais, intercalados com excerto presentação do Tilencos. 01h14m22: Carlos Paulo refere locais por onde passou a digressão e o hábito de realização de debates entre actores e público no final de cada espectáculo, e interroga-se sobre a forma como a realidade portuguesa afectou ou influiu nas representações havidas em Portugal; declarações de membros de Tilencos sobre as diferenças entre os públicos, situações políticas e momentos históricos de França e Portugal, intercalados excertos de representações de Tilencos; Carlos Paulo inscreve a vinda de Tilencos a Portugal dentro de uma série de iniciativas promovidas por A Comuna, visando a vinda ao nosso país de várias companhias estrangeiras de teatro alternativo e militante e situa o Tilencos como uma companhia que actua em meio urbano e industrial; membro de Tilencos fala da matriz operária e estudantil dos elementos de Tilencos, da ideia por todos partilhada do teatro entendido como arma de intervenção política e social, das dificuldades em manter um projecto destes em França, e da prática de representações para operários em greve, crianças e terceira idade. 01h20m40: Eládio Clímaco introduz a reportagem sobre a representação da peça de teatro "Alta Áustria" do dramaturgo alemão Franz-Xaver Kroetz pelo Teatro da Cornucópia e encenação de Jorge Silva Melo, fala da dramaturgia de Franz-Xaver Kroetz e das especificidades que dificultam uma sua transmissão televisiva alternado com fotografia de Franz-Xaver Kroetz; excertos da peça de teatro com os actores Márcia Breia e Orlando Costa nos papeis de Anni e Heinz. 01h29m05: Fernando Midões apresenta a reportagem sobre a apresentação da peça de teatro "A alma boa de Set-Suan" do dramaturgo alemão Bertolt Brecht em 1958, destaca a impossibilidade de representação das peças de Bertolt Brecht antes do 25 de Abril, do carácter único da encenação de "A Alma Boa de Set-Suan" pela actriz brasileira Maria Della Costa, em 1958, e da interrupção e suspensão definitiva da peça no início da primeira representação. 01h31m03: Entrevista a Maria Della Costa sobre a sua relação com Portugal, refere a censura de que foi alvo por parte do regime do Estado Novo e da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), as circunstâncias que rodearam a encenação e censura da peça "A Alma Boa de Set-Suan", o profundo carinho e respeito que nutre pelos portugueses, os acontecimentos que levaram à encenação, interrupção e censura da peça "A alma boa de Set-Suan".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .