Inauguração da Sede e do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian

00:06:40

Lisboa, inauguração da nova sede e do museu da Fundação Calouste Gulbenkian, com a presença do Almirante Américo Tomás, presidente da República, e Marcelo Caetano, presidente do Conselho.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE OUTUBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1969
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Américo Tomás, José de Azeredo Perdigão, Rogério Serafim Martins, Manuel Pereira Crespo, César Henrique Moreira Baptista, José Hermano Saraiva, Fernando Alberto de Oliveira, Marcelo Caetano, Francisco Pinto Leite, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, Pedro Teotónio Pereira, Vera Machado Wang, Alfredo Vaz Pinto, John Walker, Afonso Marchueta
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Chegada de convidados destacando-se Almirante Manuel Pereira Crespo, ministro da Marinha, Rogério Serafim Martins, secretário de Estado da Indústria, César Moreira Baptista, secretário de Estado da Informação e Turismo, José Hermano Saraiva, ministro da Educação Nacional, Fernando Alberto de Oliveira, ministro das Comunicações. Chegada de Marcelo Caetano, presidente do Conselho, sendo recebido por Francisco Pinto Leite, procurador à Câmara Corporativa, e José de Azeredo Perdigão, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian; chegada de Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, cardeal patriarca de Lisboa; convidados conversam informalmente destacando-se a presença de Pedro Teotónio Pereira, procurador à Câmara Corporativa, César Moreira Baptista, Almirante Américo Tomás, Marcelo Caetano, e Vera Machado Wang, esposa do ministro dos Negócios Estrangeiros Alberto Franco Nogueira, e Alfredo Vaz Pinto, ministro de Estado Adjunto do Presidente do Conselho. José de Azeredo Perdigão, Américo Tomás, Marcelo Caetano e convidados dirigem-se para auditório onde se realiza sessão solene com discursos de José de Azeredo Perdigão, John Walker, ex-diretor da Galeria Nacional de Arte de Washington nos Estados Unidos da América, e de Américo Tomás. José de Azeredo Perdigão, Américo Tomás e convidados percorrem corredor; interior do auditório vazio; Marcelo Caetano e Afonso Diego Marchueta, governador civil de Lisboa, entre os convidados que circulam no museu e nas instalações da nova sede. Discurso de Américo Tomás durante sessão realizada após visita às instalações da sede, onde se procede à condecoração de personalidades envolvidas na construção nas instalações inauguradas com as insígnias da Ordem Militar de Santiago da Espanha e da Ordem do Mérito Agrícola e Industrial.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .