Centenário do nascimento de Luigi Pirandello

00:13:07

Lisboa, reportagem sobre as comemorações do 1º centenário do nascimento do dramaturgo e poeta italiano Luigi Pirandello em Lisboa, com destaque para a apresentação da peças de teatro "A Volúpia da Honra" da Companhia Rey Colaço Robles Monteiro, "Cautela Libertino" e "Não se sabe como" da companhia do Teatro Nacional Popular.

  • Nome do Programa: NOTICIAS DO ESPECTÁCULO
  • Nome da série: NOTICIAS DO ESPECTÁCULO
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mariana Rey Monteiro, Amélia Rey Colaço, Sinde Filipe, Jorge Paiva Raposo, Adriano Reys, Ribeirinho, Arnaldo Assis Pacheco, Ana Zanatti, Rui Mendes, Lígia Teles, Isabel de Castro, Canto e Castro, Graça Lobo, Norberto Barroca, Martins Severino
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Separador "notícia do espetáculo": Lisboa, Teatro Capitólio, Companhia Rey Colaço Robles Monteiro do Teatro Nacional Dona Maria II assinala o 1º centenário do nascimento do dramaturgo italiano Luigi Pirandello com a apresentação da peça de teatro "A Volúpia da Honra"; fotografias e caricatura de Luigi Pirandello; imagens noturnas da fachada do Teatro Capitólio com cartaz alusivo à peça "A Volúpia da Honra" da Companhia Rey Colaço Robles Monteiro; programa da companhia; excerto da peça "A Volúpia da Honra" com encenação de Pedro Lemos e as interpretações de Adriano Reys, Mariana Rey Monteiro, Amélia Rey Colaço, Paiva Raposo, Sinde Filipe, Manuel Correia, Baptista Fernandes e Meniche Lopes finalizada com aplausos do público e elenco agrade no palco. Declarações de Adriano Reys, ator, sobre as qualidades de "A Volúpia da Honra", o prazer de estar em contacto com o público da terra onde nasceu, os obstáculos que teve de vencer, o apoio e camaradagem dos colegas e agradece a todos que lhe deram esta oportunidade. Lisboa, Teatro Trindade, companhia do Teatro Nacional Popular assinala o 1º centenário do nascimento do dramaturgo italiano Luigi Pirandello com a apresentação das peças de teatro "Cautela Libertino" e "Não se sabe como"; imagens noturnas de pessoas na entrada do Teatro Trindade onde se destaca o cartaz da peça "Cautela, Libertino"; espetadores na plateia; excerto da peça com Francisco Ribeiro "Ribeirinho", Arnaldo Assis Pacheco, Costa Ferreira, Maria José, Luís de Campos, Cremilda Gil, Catarina Avelar e Ana Zanatti; público aplaude no final. Declarações de Costa Ferreira, ator e encenador da peça "Não se sabe como", sobre a selecção de peças representativas da obra de Luigi Pirandello por Ribeirinho, a sua actuação na peça "Cautela Libertino", a representação alternada de "Não se sabe como", Luigi Pirandello e o seu trabalho de encenação, ilustradas com excerto da peça "Não se sabe como" com Canto e Castro, Lígia Teles, Isabel de Castro, Rui Mendes e Pedro Ribeiro; público aplaude e elenco agradece. Lisboa, Casa da Comédia, sessão de homenagem a Luigi Pirandello; cartaz "Homenagem a Pirandello"; excerto de peça a partir de coletânea de textos de Luigi Pirandello com encenação de Norberto Barroca e interpretações Graça Lobo, Manuela Machado, Norberto Barroca, Rui Pedro e Martins Severino. Declarações de Norberto Barroca sobre a reação positiva do público e da crítica e o desejo de que o público continue a ir à Casa da Comédia.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .