Hélia Correia

01:07:17

Paula Moura Pinheiro convida a escritora Hélia Correia, forte candidata ao prémio "Correntes d'Escritas 2012" com o romance "Adoecer", para nos falar desta obra envolvida na sua paixão por Elizabeth Eleanor Siddal (Lizzie) e pela história de amor e de morte que foi a sua relação com o pintor Dante Gabriel Rossetti. Lizzie foi modelo dos pintores pré-Rafaelitas e ela própria poetiza e pintora. Em destaque estão, também, novas edições de obras de Clarice Lispector, com declarações do editor Francisco Vale.

  • Nome do Programa: Hélia Correia
  • Nome da série: Câmara Clara
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Hélia Correia
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produtora delegada: Fátima Barros Produção: Mentes de Contacto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Reportagem de Inês Fonseca Santos sobre Elizabeth Eleanor Siddal (Lizzie) (25 de julho de 1829 - 11 de Fevereiro 1862) uma poeta e pintora inglesa, que foi também modelo para a pintura e desenho de vários artistas da Irmandade Pré-Rafaelita, como sejam Walter Deverell , Holman William Hunt, John Everett Millais e Dante Gabriel Rossetti (seu amante e mais tarde marido, e motivo das suas depressões). Pinturas, fotografias suas e obras inspiradas nela; livros inspirados em Lizzie. Quadro em que Elizabeth Siddal foi modelo de Sir John Everett Millais - "Ophelia", 1852. Reportagem de Filipa Leal sobre Uma Ofélia que assombrou a poesia de Jaime Rocha e a escrita de Hélia Correia: Jaime Rocha nunca lhe chama Lizzie, ao contrário de Hélia Correia, mas Elizabeth Siddal. Siddal é a figura enigmática que entrou na vida e nas histórias de Hélia e de Jaime, com a força selvagem de uma frondosa cabeleira ruiva; plano do último livro da tetralogia da Assombração, "Necrophilia", de Jaime Rocha, também em torno da figura de Lizzie Siddal; Livro "Homem branco, Homem negro", de Jaime Rocha, mote para a peça do encenador João Lourenço; declarações de Jaime Rocha, poeta e dramartugo. Reportagem de Filipa Leal sobre a escritora e jornalista brasileira Clarice Lispector, em que destaque dois livros: "Correio Feminino" e "Só para mulheres", em que eram extraídos textos para os suplementos femininos assinados sob pseudónimos por Clarice Lispector antes de escrever o seu primeiro romance "Perto do coração selvagem"; livros: "Onde Estivestes De Noite" e "Laços de família"; Contos infantis: "O mistério do coelho pensante" e "A Mulher que matou os peixes"; Livro "Água Viva"; declarações de Francisco Vale, editor, sobre a escritora. Excerto do filme "Albert Nobbs", baseado no conto "The Singular Life of Albert Nobbs", de George Moore, em que Glenn Close faz o papel de uma mulher que se disfarça de homem durante trinta anos para poder trabalhar como mordomo no hotel mais chique de Dublin e assim sobreviver na sociedade machista da Irlanda do século XIX. Intérpretes: Aaron Johnson,Brendan Gleeson,Glenn Close,Janet McTeer,Jonathan Rhys Meyers,Mia Wasikowska.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .