E Agora, Maria? – Especial

00:29:15

Programa com autoria de Maria João Seixas e Armanda Passos, dedicado à reflexão sobre a situação da mulher e a condição feminina em Portugal. Neste programa, destaque para a forma como as mulheres são acompanhadas durante a gravidez e o parto, tendo em conta a zona urbana e a zona rural onde residem, ilustrado com testemunhos de mulheres do Baixo Alentejo e da equipa médica da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

  • Nome do Programa: E Agora, Maria? - Especial
  • Nome da série: E Agora, Maria?
  • Locais: Lisboa, Pias
  • Personalidades: Maria da Graça Andrade, Álvaro Malta, Arnaldo Sacadura Fonseca, Maria João Seixas, Armanda Passos
  • Temas: Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Maria João Seixas e Armanda Passos. Desenhos: Manuela Bacelar. Música: GAC - Grupo de Acção Cultural.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Imagens noturnas de criança (menina) em cima de burro; gravuras e pinturas de caráter religioso alusivas ao nascimento de Jesus, mulheres grávidas e amamentação de crianças e estatuetas e esculturas representativas da fertilidade feminina e do parto com voz off a refletir e dissertar sobre estas temáticas. 01h04m00: Entrevistas a mulheres, residentes em Pias, sobre o nascimento dos filhos, com Maria da Graça Andrade, médica especialista, sobre as condições de assistência obstétrica prestada às mulheres e crianças durante o parto, as diferenças observadas entre as zonas urbanas e as zonas rurais e a médico sobre a mortalidade registada durante o parto e a falta de parteiros nos hospitais e de assistência médica na província; mulher viúva enche balde com água no poço, refere as preocupações e receios que a afetaram na gravidez. 01h07m10: Especialista refere as deficiências físicas que podem afetar as crianças devido a problemas registados durante a gravidez ilustrado com crianças possuidoras de deficiências físicas e em cadeira de rodas; depoimento de mulheres, residentes em Pias, sobre os problemas da gravidez, os partos nos hospitais e as dores sentidas alternado com médico afirma que a mulher não deve "parir que nem um animal" e a necessidade de ajudar a mulher a adaptar-se ao parto. 01h10m40: Médicos referem a falta de preparação das mulheres para o parto e a importância das consultas de acompanhamento da gravidez e a presença e apoio dos homens durante este processo e depoimentos de mulheres, entre as quais Maria de Lurdes (mulher mais nova), Dona Raquel e Senhora Adelaide, sobre as dores sentidas durante o parto alternado com depoimentos de homens que foram pais. 01h17m36: Entrevista a Ivone, jovem de 16 anos internada na Maternidade Alfredo da Costa, sobre a sua gravidez, o facto do marido querer ter o filho ao contrário de Ivone por se considerar ainda muito nova, o internamento e as enfermeiras, o medo em relação ao parto, o regresso a casa e o parto e a relação com a mãe (sendo possível ouvir voz de mulher a queixar-se de dores) ilustrado com imagens de enfermeira a empurrar maca no corredor, mulher grávida queixa-se das dores provocadas pelas contrações. 01h22m59: Mulher grávida queixa-se das dores e diz que não aguenta, enquanto a equipa médica veste luvas e batas dando início ao parto durante o qual a parteira (de costas) dá indicações de respiração à mulher e retira o bebé recém nascido que entrega a enfermeira que o coloca junto da mãe; depoimento de Dona Raquel.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .