Ensino Superior Artístico
Programa de artes plásticas apresentado por António Santos, dedicado ao ensino superior artístico e ao processo de reestruturação científica e pedagógica da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), com declarações de docentes e membro discente da Comissão de Gestão.
Resumo Analítico
António Santos fala sobre a presença do design no quotidiano ilustrado com imagens objetos de decoração em montras e interiores de lojas; exposição de pintura e escultura modernas. 37m04: Alunos da ESBAL constroem polígonos em papel em aula ao ar livre, alunos em aulas de desenho e pintura, alunos junto à porta de entrada e fachada do edifício; reunião de docentes; corredores da escola. 38m58: Declarações de Maria João Madeira Rodrigues, docente da ESBAL, sobre o papel do ensino artístico, a necessidade da sua reformulação e a sua evolução histórica intercalado com quadros e estátuas de estilo académico. 43m53: Rocha de Sousa, pintor e crítico de arte resume o impacto da Revolução de 25 de Abril de 1974 na gestão e no ambiente da ESBAL e as medidas tomadas para a sua reestruturação intercalado com organograma das interligações das várias áreas pedagógicas incluindo o design. 46m38: Rocha de Sousa entrevista José Fogo, membro discente da Comissão de Gestão da ESBAL, sobre o carácter da reestruturação em curso e o carácter optativo da organização curricular; alunos em aulas de escultura. 49m47: Depoimento de Lagoa Henriques, docente da ESBAL, sobre o papel das escolas de arte numa sociedade em mudança, o aparecimento do design no plano curricular, e o envolvimento de toda a classe escolar na reestruturação da escola e na sociedade intercalado com alunos a modelar barro em aula; aula de pintura. 53m39: Declarações de Augusto Brandão, docente da ESBAL, sobre a evolução da noção de arquiteto e da arquitetura e a necessidade de adequar o ensino da arquitetura à mudança, o plano de reestruturação do curso de arquitetura e a falta de espaço das instalações intercalado com bairro de barracas, família numa barraca, esquema do plano curricular do curso de arquitetura, corredores e salas da escola; ruínas e degradação de paredes das instalações; materiais de construção e peças armazenados em corredores. 58m13: Depoimento de Miguel Arruda, docente da ESBAL, sobre o impacto do design no quotidiano, a necessidade de uma consciência ecológica do designer, a importância da ligação entre o design e a indústria e o espírito da inclusão do design no novo plano curricular intercalado com montra de loja, figurino impresso em alemão, ferro-velho, fotografias de cadeira e calçado; alunos em aula de escultura. 01h02m52: Declarações de Carlos Amado, docente da ESBAL, sobre os pressupostos de base da reestruturação da escola, o panorama das saídas profissionais e da gestão administrativa da escola antes do 25 de Abril e as mudanças administrativas e pedagógicas em curso intercalado com reunião plenária de docentes e discentes da ESBAL; alunos modelam placas de cerâmica; fachada da escola.