A Arte do Azulejo nos Séculos XVI e XVII

00:28:56

Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a evolução da presença da azulejaria em Portugal entre os séculos XVI e XVII e os vários de tipos de azulejos observados em vários monumentos e igrejas portuguesas.

  • Nome do Programa: A Arte do Azulejo nos Séculos XVI e XVII
  • Nome da série: Imagens da Arte Portuguesa
  • Locais: Sintra, Coimbra, Azeitão, Santarém, Óbidos, Aveiro
  • Personalidades: Pedro Dias
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, texto e apresentação: Pedro Dias. Produção e realização: Neves de Almeida.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Exterior do Palácio da Vila em Sintra e quarto com azulejos; Pedro Dias destaca a importância da azulejaria e a sua entrada em Portugal; pavimento em mosaico cerâmico da capela privativa, azulejos na Sala dos Árabes e no quarto de Dom Sebastião e revestimentos hispano-árabes no pátio da carranca do Palácio da Vila. 08m03: Revestimentos em azulejos mudéjares na Sé Velha de Coimbra; claustro revestido de azulejos do antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Pena em Sintra; lago e jardim da Quinta da Bacalhoa, na freguesia de Azeitão, destacando-se os painéis de azulejos representativos de várias temáticas espalhados pela quinta. 15m02: Revestimentos em azulejos no interior da Igreja de São Roque em Lisboa; interior da Sala dos Cisnes do Palácio da Vila com revestimentos de azulejos geométricos; azulejos no interior da Igreja de Santa Maria de Marvila, de Santarém; Pedro Dias menciona a moda do "azulejo do tapete" fabricado em Lisboa durante o século XVII, sendo um exemplo a Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra; azulejos tapete na Capela de São Miguel, na Igreja de Santa Maria de Marvila e na Igreja da Misericórdia de Aveiro. 23m23: Pedro Dias refere a integração de quadros cerâmicos nos azulejos no século XVII; quadros cerâmicos da Igreja da Atalaia do Ribatejo, em igreja de Carcavelos, na Ermida de Santo Amaro, em Lisboa e na Igreja de Santa Maria na vila de Óbidos; frontais de altar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .