O Povo Faz o que Precisa: Trás-os-Montes, Terras do Barroso – Parte II

00:23:25

Segunda parte do primeiro de dois programas sobre as Terras do Barroso, destacando as suas gentes e tradições, a economia e as alterações do modo de vida da população.

  • Nome do Programa: O Povo Faz o que Precisa
  • Nome da série: Ensaio
  • Locais: Trás-os-Montes
  • Personalidades: João Rodrigues, João Cinzas, António Chaves
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: João Martins
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Depoimento de João Rodrigues, da Comissão Administrativa da Cooperativa Agrícola de Montalegre, sobre a passagem da produção de laticínios para o cultivo da vinha e a alteração dos hábitos alimentares das populações de Barroso. Depoimento de João Cinzas sobre a florestação forçada e o fim da pastorícia. Pastor guarda vacas e rebanhos de cabras. Depoimento de António Chaves sobre a pastorícia comunitária na Serra da Mourela, os incêndios e a destruição das pastagens, a necessidade de cultivo de tipos de pastagens específicas para o gado e a necessidade de incremento pecuário com a introdução de novas espécies. Espigueiro e eira; cabra come folhagem de árvore; courelas; rebanho de ovelhas e cabras; poça de rega. 38m08: Depoimento de João Rodrigues sobre a necessidade da cooperativa evoluir do cultivo e comercialização de batata de semente para outras formas de apoio à população, do incremento da participação das populações na vida da cooperativa com a abertura de delegações da cooperativa nas aldeias e a importância da abertura de caminhos e de estradas de acesso às povoações. Abertura da estrada em Vilar de Perdizes, passagem de carro de vacas carregado de feno sobre ponte. Depoimento de Jaime Coimbra, delegado da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, sobre a importância de abertura de estradas e caminhos. Depoimento de António Chaves sobre a necessidade de escoamento e pagamento rápido da batata aos agricultores para evitar a especulação dos intermediários e a importância de fazer com que as pessoas da região tenham acesso a meios de comunicação social portugueses. Imagem de televisor a transmitir programação da TVE; casario de pedra; família cozinha e come à lareira, rapaz come maçaroca de milho que vai assando nas brasas; apanha da batata. Depoimento de António Loureiro, advogado e membro da Comissão Administrativa da Cooperativa Agrícola de Montalegre, sobre a importância do acesso à rádio e à televisão portuguesas para que as populações do Barroso possam decidir livre e conscientemente o seu futuro, o sentimento de entreajuda e cooperação da população e a alegria com que as populações receberam o 25 de Abril. 49m17: Depoimento de António Chaves sobre os baixos níveis de produtividade da zona e suas causas, os custos da interioridade e da agricultura em altitude, a desertificação do Barroso e a necessidade de reformas que evitem tais situações.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .