Conversa em Família

00:32:59

Programa de reflexões de Marcelo Caetano, presidente do Conselho, sobre as relações entre Portugal e a Europa, a melhoria das condições de trabalho dos funcionários públicos e as reformas previstas pelo Governo, e a reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) sobre o Ultramar português.

  • Nome do Programa: Conversa em Família
  • Nome da série: Conversa em Família 1972
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Marcelo Caetano
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Marcelo Caetano refere a morte de Pedro Teotónio Pereira, diplomata e antigo ministro da Presidência, as relações com a Europa e a não conveniência do ingresso pleno no Mercado Comum a propósito da assinatura de acordo entre Portugal e a Comunidade Económica Europeia (CEE), as relações com Espanha, a EFTA e a adesão da Grã-Bretanha à CEE. 11m00: Marcelo pronuncia-se sobre a proposta de Lei de Meios, conjunto de medidas destinadas a beneficiar os funcionários públicos e disserta sobre a questão do novo Estatuto de Aposentação e das Pensões de Sobrevivência e o incremento de trabalhos nas obras públicas. 13m36: Caetano faz ainda referência às reformas dos vencimentos e à implementação do abono de um mês de vencimento como compensação eventual no próximo mês de dezembro, as reformas do ensino, saúde, defesa, infraestruturas e respetivas despesas. 18m50: Referência às comemorações do IV centenário da publicação da obra "Os Lusíadas" e à crítica derrotista relativamente a várias ações do governo destacando a construção do novo Aeroporto de Lisboa entre outras construções. 21m22: Referência ao facto de que a futura reunião do Conselho de Segurança da ONU terá como temática o ultramar português e à existência de documento criado pela "organização terrorista" Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde em que acusa o governo português de ser o responsável pela seca observada em Cabo Verde com o objetivo de enfraquecer o movimento de libertação da província.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .