Centenário de Vianna da Motta
A vida e a obra do músico e compositor José Vianna da Motta (1868-1948), considerado o maior pianista português de sempre, e um dos maiores do seu tempo. Introdução do musicólogo e seu discípulo João de Freitas Branco, num documentário produzido com recurso a fotografias de época e imagens de arquivo, produzido para assinalar o primeiro centenário do nascimento de Vianna da Motta.
Resumo Analítico
Musicólogo João de Freitas Branco faz introdução ao programa contando um episódio que viveu com Vianna da Motta. 03m25: Busto de José Vianna da Motta; São Tomé e Príncipe; fotografia da casa onde nasceu Vianna da Motta; fotografia do pai José António da Motta e da mãe Inês de Almeida Vianna da Motta; navio; Rossio; movimento de rua; Teatro D. Maria II no início do século XX; vistas de Colares; fotografia de Vianna da Mota, em criança a tocar um instrumento musical; exame da instrução primária (documento); fotografia de Dom Fernando, mecenas, protetor de artistas; salas da Escola de Música do Conservatório Nacional; fotografia de Vianna da Motta com 10 anos; partituras de música compostas por Vianna da Motta; resultado do exame de piano no Conservatório de Lisboa; fotografia de Vianna da Motta com 14 anos; exterior do Teatro da Trindade; programas dos concertos; comboio a vapor; 08m02: Alemanha, edifícios em Berlim, país onde Vianna da Motta completa os estudos musicais; páginas do diário; fotografias ao piano; programa do Conservatório Scharwenka (Alemanha) a anunciar a participação de Vianna da Motta num concerto; retrato do compositor Wagner; fotografia de Vianna da Motta com a mãe e sozinho; exterior e interior da casa do compositor Liszt, em Weimar; fotografias e retrato do pianista Hans von Bulow e do violinista húngaro Tivadar Nachèz; vistas de cidades russas e de Nova Iorque no princípio do século XX; cartazes e programas de concertos dados na Rússia, Alemanha e América do Norte (1892), por Vianna da Motta alternado com fotografias do mesmo; movimento de rua em Lisboa; fachada do Teatro da Trindade e do Teatro São Carlos; programas dos concertos; fotografias; navio; vistas do Brasil; 18m53: Vistas da Alemanha; fotografias; partituras; programas; vistas da Argentina; várias fotografias; embarque de emigrantes; fotografia de Vianna da Motta após a nomeação para pianista da corte alemã (1905) e com amigos; programas dos concertos na Alemanha e em Portugal. 28m10: I Guerra Mundial: militares a desfilarem e em combate; ruas e fachada do Conservatório de Música de Genebra; fotografias de Vianna da Motta com os seus alunos do conservatório de Genebra e de Portugal; programas dos concertos; fotografias; cartaz de espetáculo apresentado pela Sociedade de Concertos de Lisboa no Teatro da República; desfile de tropas; fachada do Conservatório Nacional em Lisboa e Auto de Posse de José Vianna da Motta como diretor do Conservatório Nacional de Lisboa (1919); fotografia do músico com a violoncelista Guilhermina Suggia em Madrid; programas de concertos em Portugal. 33m15: Mulher lê notícias sobre Vianna da Motta; fachada e interior de sala de espetáculos em Viena de Áustria; quadros de Beethoven, compositor alemão e a casa deste; fotografia de Vianna da Motta nas comemorações centenárias de Beethoven, compositor alemão, em Viena; com professores do Conservatório Nacional; com o escultor Teixeira Lopes, a esculpir o seu busto; interior do Conservatório Nacional de Lisboa; fotografia da gala em sua homenagem; busto do compositor; quadro Vianna da Motta pintado por Columbano Bordalo Pinheiro; notícias de jornais sobre a homenagem a Vianna da Motta; caricatura do mesmo; fotografias da homenagem; 41m41: II Guerra Mundial: soldados a desfilar; edifício a arder e a ruir; fotografias com a família; declarações de investigador sobre a vasta cultura do compositor; pautas e cadernos das obras escritas por Vianna da Motta; cartas de amigos e de artistas para o músico; pianista a tocar; partitura em cima de uma secretária; escultura do busto e da mão de Vianna da Motta.