Fados de Portugal – Parte I

00:46:35

Primeira parte do programa sobre fado, em direto, apresentado por António Pinto Basto com os músicos residentes, Pedro de Castro e José Luís Nobre Costa na guitarra portuguesa o Francisco Gonçalves, na viola Armando Figueiredo na viola baixo os fadistas convidados Joana Amendoeira, João Chora, Cristina Branco e os convidados especiais, Pedro Barroso, Raúl Caldeira, António Veríssimo, José Triguinho, Custódio Castelo, Alexandre Silva e Fernando Maia.

  • Nome do Programa: Fados de Portugal
  • Nome da série: Fados de Portugal I
  • Locais: Portugal, Ribatejo
  • Personalidades: Joana Amendoeira, João Chora, Cristina Branco, Pedro Barroso, António Pinto Basto, Pedro de Castro, José Luís Nobre Costa, Francisco Gonçalves, Armando Figueiredo, Custódio Castelo, Alexandre Silva, Fernando Maia, Raúl Caldeira, António Veríssimo, José Triguinho
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP Int
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

António Pinto Basto, ao som do "Fado Picoas" de José Luís Nobre Costa, apresenta os músicos residentes, os convidados e inicia a conversa com eles que é intercalada com atuações dos próprios. António Pinto Basto canta uma rapsódia composta por excertos de fados e marchas sobre o tema o mundo das touradas, em marcha Manuel Maria "Fado do cartaz", "Toirito Negro" de Maria Manuel Cid, "Fado do campino" de Carlos Ramos, "Cavalo ruço" de Paulo Vidal, o fado Seixal "O Dia da Alternativa" e duas quadras de Manuel de Almeida. Joana Amendoeira canta o fado "Aquela rua" de Linhares Barbosa e Jaime Santos. Continuação da conversa com os convidados, telefonemas de Espanha de Rosa de la Fuente, dos EUA de Henrique Teixeira. João Chora canta o fado "Andorinha do céu que ninguém viu" de João José Nogueira e Custódio Castelo. Continuação da conversa com os convidados, telefonema da Suíça com João Lopes. Cristina Branco canta um fado " Sem abrir caminhos" de Maria Manuel Cid e Custódio Castelo e acompanhada pelos músicos Custódio Castelo na guitarra portuguesa, na viola o Alexandre Silva e na viola baixo o Fernando Maia. Continuação da conversa com os convidados, telefonema da Alemanha de António Freitas. O forcado Raúl Caldeira declama o poema "Em louvor do Ribatejo" de Alberto Cardoso dos Santos, António Veríssimo e José Triguinho dançam um fandango, acompanhados pelos músicos Custódio Castelo na guitarra portuguesa, na viola o Alexandre Silva e na viola baixo o Fernando Maia.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .